XI Confict e IV Conpg serão abertos na segunda-feira, dia 24

por Comunicação Social da Reitoria publicado 19/06/2019 12h30, última modificação 31/08/2023 12h54
Maior evento científico do interior do Estado, o Congresso tem como tema, este ano, “A ciência e os caminhos do desenvolvimento”.
XI Confict e IV CONPG serão abertos na segunda-feira, dia 24

Abertura da última edição do Confict e Conpg, em 2018 - Foto: Mayhara Barcelos/IFF

Começa nesta segunda-feira, dia 24 de junho, na Uenf, o maior evento científico do interior do Estado: o XI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica e IV Congresso Fluminense de Pós-Graduação, que reúne as três instituições de ensino superior públicas de Campos dos Goytacazes: Uenf, IFF e UFF. Com o tema “A ciência e os caminhos do desenvolvimento”, o evento será aberto oficialmente às 14h, no Centro de Convenções da Uenf, com a presença de autoridades das três instituições envolvidas. Em seguida, a professora Débora Foguel (UFRJ) ministra a conferência de abertura.

O Congresso se estende até sexta-feira, dia 28, e engloba o 24.º Encontro de Iniciação Científica da Uenf, o 16.º Circuito de Iniciação Científica do IFFluminense e a 12.ª Jornada de Iniciação Científica da UFF. Também haverá apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas dos projetos aprovados na Edição 2018-2019 do Programa Municipal de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e de Extensão (Viva a Ciência) da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.

A Iniciação Científica e Tecnológica é uma modalidade de pesquisa desenvolvida por alunos de graduação sob a orientação de pesquisadores das instituições de ensino superior brasileiras. Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação Tecnológica (Pibiti) têm o objetivo de fomentar a participação de estudantes de graduação em pesquisas e conta com bolsas financiadas por agências de fomento, principalmente CNPq e Faperj.

Estes programas estimulam a maior articulação entre os estudantes da graduação e da pós-graduação, e o envolvimento de pesquisadores na formação acadêmico-científica dos discentes. As pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica contribuem para o desenvolvimento regional, para o avanço técnico-científico do país e para a solução de problemas em suas áreas de atuação.

Veja a programação e outras informações no site do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Uenf