Evento

XII Mostra de Extensão IFF-UFF-Uenf e IV UFRRJ começa na próxima terça-feira, 20 de outubro

por Ana Paula Giori Fassarella / Comunicação Social da Reitoria publicado 16/10/2020 00h00, última modificação 31/08/2023 13h00
Devido à pandemia, as atividades desta edição serão transmitidas pelo canal oficial da Uenf no YouTube.

Evento será realizado de 20 a 23 outubro (Arte: Lionel Mota)

A XII Mostra de Extensão do Instituto Federal Fluminense (IFF), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) será aberta oficialmente na próxima terça-feira, dia 20 de outubro, às 10h, e contará com a presença dos respectivos reitores, os professores Jefferson Manhães de Azevedo, Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, Raul Palácio e Ricardo Luiz Louro Berbara.

Em seguida, às 11h, haverá apresentação do Coral da Uenf, coordenado pelo professor Márcio Folly; e às 15h, palestra “Extensão universitária em tempo de pandemia”, ministrada por Úrsula Vidal e moderada pela professora Elis Miranda (UFF/Campos). A programação completa está disponível no Portal de Eventos do IFFluminense.

Tanto a abertura quanto as atividades acadêmicas, apresentação de trabalhos de extensão, palestras, mesas-redondas e programação artístico-cultural serão transmitidas pelo canal da Uenf no YouTube.

O evento segue até sexta-feira, 23 de outubro, inspirado no tema “Rendas e trabalho: perspectivas e desafios”. A Mostra faz parte da programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema "Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira".

A finalidade do evento científico, organizado por instituições de ensino superior parceiras para o público acadêmico e a sociedade, é promover canais de comunicação entre a comunidade científica e não científica, de modo a adotar estratégias que busquem soluções para os problemas regionais e, consequentemente, reduzam as desigualdades sociais.

Inscritos

1.445 – Número total de participantes inscritos nesta edição da Mostra de Extensão.

254 – Resumos inscritos nos eixos temáticos da Extensão (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho).

23 – Trabalhos submetidos para a Ciranda Cultural, que reúne projetos dos programas de diversidade das instituições – são os Núcleos de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis), os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e os Centros de Memória dos campi.

O objetivo da Ciranda Cultural é o compartilhamento das ações culturais e políticas institucionais desenvolvidas em seus projetos no âmbito da diversidade como um todo, visando à promoção de um diálogo intercampi e interinstitucional.

Os participantes da Mostra já podem realizar a inscrição nas atividades – palestras e mesas-redondas – da programação, no Portal de Eventos do IFFluminense.

XII Mostra de Extensão IFF-UFF-Uenf e IV UFRRJ
De 20 a 23 de outubro de 2020, pelo canal da Uenf no YouTube