XV Mostra de Extensão termina com tradicional premiação de trabalhos

por admin publicado 20/10/2023 19h15, última modificação 27/10/2023 20h26
Evento foi realizado de 17 a 19 de outubro, no Centro de Convenções, na Uenf, em Campos.
Xv mostra de extensao home

A XV Mostra de Extensão Uenf - UFF - IFF e VII UFRRJ, que traz como tema "A Extensão como interação entre o desenvolvimento sustentável e a produção de conhecimento", se encerrou nessa quinta-feira, 19 de outubro de 2023, reunindo mais de mil participantes em três dias intensos de atividades como palestras, eventos culturais e apresentações dos projetos de extensão desenvolvidos por estudantes e servidores das instituições realizadoras do evento.

O encerramento foi conduzido pelo pró-reitor de Extensão da Uenf, Olney Vieira, pela pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do IFF, Cátia Cristina Brito Viana, pela pró-reitora de Extensão da UFF, Leila Gatti, e pelo pesquisador Giovane Leal de Souza Silva, da UFRRJ, que em suas falas destacaram o evento como uma oportunidade de partilha e construção de conhecimento, sendo a extensão um instrumento para o desenvolvimento regional e o avanço técnico-científico.

Ao final da Mostra, Cátia fez um rápido balanço do evento. "Foi muito positivo. Foram três dias muito intensos, com apresentação de inúmeros trabalhos de quatro instituições de ensino superior: a UFRRJ, a UFF, o IFFluminense e a Uenf, que é nossa afitriã. Foi muita movimentação. Acredito que tenham passado pelo evento todo mais de vinte mil pessoas durante esses três dias", disse.

A pró-reitora também aproveitou para dividir um pouco da sua experiência durante o evento: "Foi muito gratificante ver os estudantes apresentando os seus projetos, se apropriando deles e compreendendo a realidade do mundo e da sociedade por meio deles. São projetos que, antes de mais nada, visam à formação cidadã desses estudantes. Essa apropriação desse conhecimento e transformação a partir da visão da realidade é o que foi mais bonito de se ver aqui ao longo desses três dias".

Em seguida, foi realizada a tradicional premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos estudantes. Ao longo da Mostra foram avaliados 378 projetos com a participação de cerca de 100 avaliadores. Pelo IFF, foram apresentados 138 projetos de extensão, contando com a participação de 447 inscritos.

Confira a relação dos projetos premiados:

ProjetoInstituiçãoÁrea Temática
THAUMACAST: o podcast cineclube debates IFF Comunicação
Quilombo Cultural: Um projeto para defender e viver a Cultura Afro-Brasileira em cambuci IFF Cultura
IF ROCKETS: despertando a paixão pela ciência espacial IFF Educação

ProjetoObservação internaÁrea Temática
Núcleo de estudos em agroecologia do IFF Campus  Avançado Cambuci: fortalecendo a agroecologia, trocando e construindo saberes IFF Meio ambiente
Instalação do laboratório de diagnóstico como estratégia para controle e erradicação da brucelose e tuberculose na região Noroeste Fluminense e Sul Capixaba IFF Saúde
CIDADES DIGITAIS: conectando pessoas IFF Tecnologia e produção
Reciclagem e inclusão social em Bom Jesus do Itabapoana IFF Trabalho
Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do IFFluminense campus Quissamã – NUGEDIS campus Quissamã IFF Direitos humanos e justiça