Avaliação, Gestão e Conservação Ambiental
Desenvolvimento tecnológico e cientifico para a avaliação e monitoramento ambiental: É fundamental o desenvolvimento de ferramentas adequadas para tomada de decisões e planejamento para garantir a disponibilidade e a qualidade dos recursos ambientais para a sociedade. Este projeto de pesquisa tem por objetivo criar soluções de engenharia ambiental, visando realizar prognósticos, diagnósticos, monitoramento ambiental e o uso de técnicas de recuperação de áreas degradadas. Os subprojetos estão relacionados a diferentes métodos e técnicas, como o uso de geotecnologias, automação, técnicas de biorremediação e ecotoxicologia.
Gestão Ambiental de Áreas Protegidas: O projeto de pesquisa visa analisar metodologias de avaliação e gestão ambiental em espaços protegidos, como unidades de conservação, comitês de bacias hidrográficas, Territórios Quilombolas. Busca-se também formular indicadores para avaliação de sistemas socioambientais, empregando o conceito ampliado de sustentabilidade, com foco na gestão ambiental baseada em ecossistemas aplicada ao gerenciamento integrado de recursos hídricos, à conservação da biodiversidade e ao bem-estar humano. Além disso, o projeto visa desenvolver ferramentas metodológicas que estimulem a conservação, o monitoramento e o aprimoramento dos mecanismos de governança para a gestão compartilhada e descentralizada dos recursos hídricos.
Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação
Avaliação e inovação das condições de Segurança e Saúde no Meio Ambiente Laboral: Este projeto busca realizar investigações relativas ao conhecimento, identificação e análise dos determinantes ambientais e do trabalho que representem riscos e perigos para a população humana, principalmente no ambiente laboral tendo em vista o estabelecimento de políticas públicas e privadas para minimizar e/ou reduzir tais exposições. Também se propõe a estabelecer diálogo com meio ambiente laboral frente aos desafios da pós modernidade analisando a precarização dos direitos dos trabalhadores e os riscos decorrentes da reestruturação do capital e das novas tecnologias. Desse modo pode contribuir para um meio ambiente do trabalho sadio, subsidiando políticas públicas e iniciativas privadas de prevenção de acidentes e doenças no trabalho e propondo alternativas para gestão e saúde do trabalhador.
Economia, Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional: O objetivo do projeto é investigar questões atinentes da velha problemática entre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade nas regiões Norte Fluminense e Baixadas Litorâneas. Essas regiões vêm sendo rapidamente transformadas nas últimas décadas pela conjunção entre a economia do petróleo e gás natural, o turismo e a urbanização acelerada. São temas de interesse nesse projeto estudar os impactos socioeconômicos e ambientais dos grandes projetos de investimentos, as questões relativas à gestão ambiental das cidades e os conflitos ambientais derivados dos processos que induzem as mudanças territoriais na região.
Instrumentos e Ferramentas para a Gestão Ambiental das Cidades: Desenvolvem-se investigações sobre aplicações de ferramentas de apoio a decisão, de avaliação e de diagnóstico dos aspectos da Gestão Ambiental das Cidades como a utilização de indicadores de condições ambientais (atmosféricos, recursos hídricos, solo), indicadores de desempenho ambiental, aplicações de ferramentas como Avaliação do Ciclo de Vida, Avaliação de Impactos Ambientais, Impacto de vizinhança, dentre outros. Inclui-se ainda as pesquisas nas áreas de materiais sustentáveis, conforto ambiental e eficiência energética das edificações.