Desenvolvimento Institucional

Grupo de Trabalho do PDI 2023-2027 conclui agenda de visitas aos campi do IFF

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/12/2022 16h45, última modificação 16/12/2022 13h54
A próxima etapa do processo de construção do documento inclui a elaboração das minutas dos capítulos e sua disponibilização para contribuições da comunidade.
Grupo de Trabalho do PDI 2023-2027 conclui agenda de visitas aos campi do IFF

Encontro sobre o PDI no Campus Pádua (Fotos: Divulgação/IFF)

O Grupo de Trabalho que está conduzindo o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 do IFFluminense concluiu, no início de dezembro, a agenda de visitas às unidades do Instituto, denominada “Caravana PDI”, para falar sobre a elaboração do documento e como a comunidade acadêmica poderá participar.

Durante os encontros com os servidores e estudantes, a diretora de Desenvolvimento Institucional, Alline Morais, e demais integrantes do Grupo de Trabalho, falaram sobre a importância do documento, sua estrutura e processo de construção, além de apresentar o sistema Participa IFF, onde as minutas dos capítulos do PDI serão disponibilizadas para contribuições da comunidade acadêmica. Os participantes também puderam opinar, por meio de um quiz, sobre as prioridades e maiores fragilidades que devem ser trabalhadas no próximo ciclo do PDI.

Alline ressalta que a apresentação do documento e o diálogo com a comunidade acadêmica faz com que os estudantes e servidores conheçam mais sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional e percebam o quanto a participação deles acaba interferindo no dia a dia da instituição, nas decisões futuras sobre o campus e os cursos, entre outros temas.

“A gente já tinha uma experiência muito positiva do processo de elaboração do PDI 2018-2022, utilizando essa ação de ir a todas as unidades do IFF. Esse movimento acaba despertando na comunidade acadêmica essa curiosidade sobre o documento e a percepção do quanto ele é importante, motivando a participação de todos”, pontua Alline, acrescentando que, “neste novo ciclo da Caravana PDI, encontramos servidores mais conhecedores do documento, em função da experiência anterior, e mais entusiasmados pela oportunidade que a gente tem agora com a ferramenta Participa IFF, que dá mais transparência e simplicidade ao processo de participação”.

Para a técnica em assuntos educacionais da Direção de Ensino do Campus Maricá, Luciane Almeida, tratar do PDI no campus é extremamente relevante, pois fomenta a participação da comunidade interna no planejamento a longo prazo do Instituto. “Acredito que o documento em questão, além de ser exigido por lei, tem grande importância por trazer temas essenciais para toda a comunidade”, avalia a servidora.

Grupo de trabalho com gestores e servidores durante visita ao Campus Quissamã A diretora-geral do Campus Quissamã, Aline Estaneck, destaca a metodologia utilizada e a importância da participação de todos os campi na construção do Plano. “Sabemos que o PDI é a ferramenta que alinha as necessidades e interesses da instituição. Pensar no planejamento de cinco anos é uma tarefa enorme, e essa metodologia que o Instituto aplica, envolvendo todos os campi e, agora, com essa ferramenta participativa, o Participa IFF, é muito importante e significativa, já que assim a comunidade tem a possibilidade de contribuir para que esse documento seja completo e contemple a demanda e identidade de todos”, ressalta a gestora.

Próximas etapas

Após o encerramento das visitas às unidades, a próxima etapa do processo de construção do PDI 2023-2027 será concentrada no trabalho de desenvolvimento das minutas de cada capítulo pelas Comissões Temáticas. Em seguida, as minutas serão discutidas no Comitê Estratégico - formado pelo Colégio de Dirigentes com participação dos articuladores das Comissões Temáticas -, que irá fazer as análises necessárias e tomar as principais decisões.

Posteriormente, as minutas do PDI serão encaminhadas para consulta pública, pelo sistema Participa IFF. Após as contribuições da comunidade acadêmica, as minutas retornarão para análise e fechamento pelas Comissões Temáticas. A versão final do documento será enviada para aprovação do Conselho Superior do IFF e a previsão é de que ele seja publicado em março de 2023.

√ Participe da campanha IFF Solidário: Saiba mais

√ Como você vê o IFF e como avalia as suas ações? A Pesquisa de Imagem Institucional está disponível AQUI para a comunidade externa. Responda e contribua com as melhorias!