CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IV Inova IFF

IFF Bom Jesus conquista primeiro lugar em Torneio de Robótica

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 20/08/2017 15h00, última modificação 22/08/2017 16h16
Equipe participou da modalidade Lego e foi a única a completar o circuito da prova.
Torneio de Robótica

Robô pré-programado deveria buscar e colocar objetos nos locais corretos.

O robô construído e programado pelo time do Campus Bom Jesus para o Torneio de Robótica do IV Seminário de Inovação Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (Inova IFF) ganhou mais do que um apelido carinhoso. Tijolinho, como é chamado pelos alunos, conquistou o primeiro lugar na competição, com direito a trilha sonora extraída da famosa série cinematográfica Star Wars (assista AQUI). Esta é a primeira vez que o curso técnico integrado em Informática do campus participa de uma competição de robótica e o bom desempenho tem explicação: trabalho em equipe.

“Foi muito bom trabalharmos juntos para resolver os problemas. Embora tenhamos dividido as funções logo no início, sempre que havia algum erro, a equipe toda opinava e entrávamos em um consenso para solucioná-lo”, conta a estudante Ana Julia Brites. Para o professor e mentor Luiz Carlos Garcez, essa foi a melhor conquista. “Cada um descobriu qual era sua habilidade, sua competência e, em grupo, definiram quem faria cada tarefa. Eles descobriram em que eram melhores e chegaram ao objetivo final em conjunto”, analisa.

Muitas horas dedicadas a testes, cronometragens e programação resultaram na superação das dificuldades do percurso, considerado desafiador pelo aluno Túlio Marcos Dutra, responsável pelo manuseio do dispositivo durante a competição. Garcez resume a fórmula da vitória a “estratégia e repetição exaustiva das tentativas”, para seleção da melhor abordagem dentro do tempo máximo de duração das partidas. “Primeiro estávamos usando a estratégia de pegar cubo por cubo e voltar para a base, para entregar os cubos no final. Mas na ‘última hora’ resolvemos começar a pegar dois cubos por vez e funcionou”, orgulha-se Túlio Marcos.

Futuro - Além do torneio, os estudantes venceram a insegurança da estreia. “Eu tinha 30% de esperança de nossa equipe ganhar, até que no primeiro round fizemos a pontuação máxima e isso aumento a confiança de todos”, confessa Maria Luiza Defante, aluna do primeiro ano. No que depender dos mentores, ela terá oportunidade de participar de muitas outras competições, já que os planos para o futuro incluem a formação de um grupo de robótica para participação em eventos regionais e até nacionais.

O professor Mauricio Salvador, treinador do time, lembra, contudo, que o curso de informática não possui o intuito de formar profissionais para atuarem diretamente no setor de robótica, já que essa envolve conhecimento em áreas como mecânica, elétrica, eletrônica, lógica, matemática e computação. “Mas os alunos de informática possuem totais condições de aprender todo o conhecimento necessário, uma vez que parte do conteúdo é passada nas disciplinas de matemática, física e diversas matérias técnicas, principalmente no que tange à programação”, explica.

Também participaram do time os estudantes Hyasmim Boechat e Luan Crisóstomo. O Torneio de Robótica – Desafio 2017 aconteceu na última sexta-feira, dia 18, durante o IV Inova IFF, realizado de 14 a 18 de agosto, no Campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense. Durante o evento foram realizados também o II Workshop Empreendedorismo e Mercado de Trabalho e o I Encontro Regional de Peças Automobilísticas.

Veja mais fotos e vídeo do torneio no Facebook do Campus Bom Jesus.