CAMPUS CAMPOS CENTRO

Inclusão digital resulta de parceria entre IFF, instituições e comunidades

por Janaína do Nascimento/Comunicação Social do Campus Campos Centro publicado 24/04/2020 19h45, última modificação 25/04/2020 23h13

O “Programa Inclusão Digital Comunitário: Ações de Fortalecimento a 23 telecentros e 08 Provedores de Internet Comunitários na Região Norte Fluminense” do IFF, em parceria com o Instituto Bem Estar Brasil - IBEBrasil e ITEP/UENF, é voltado a ampliação de ações de gestão participativa dos telecentros e Provedores Comunitários. O direito de acesso à internet de qualidade, a um baixo custo, além de oportunidades de formação e inserção no mundo do trabalho e da renda nas áreas de tecnologia da informação e comunicação são premissas desse projeto.

As estratégias são ampliação e garantia de acesso de qualidade à informação, em comunidades infoexcluídas com sinal de Provedores Comunitários, garantindo que o protagonismo e a autogestão dos provedores comunitários sejam da própria comunidade. O projeto, ao longo do tempo, definiu instalações de 08 novos provedores, sendo eles: Tocos, Goytacazes, Marrecas (modernização de infraestrutura), Lapa, Espírito Santinho, Santo Eduardo, Assentamento em Morro do Coco e Quixaba. O total de pessoas atendidas pelo programa pode chegar a 4000 famílias com os 08 provedores, permitindo ao IFF realizar projetos de educação à distância focando grupos com necessidades específicas, ações de integração junto a prefeitura, Emater, UENF e UFRRJ para dar apoio a produtores rurais para melhoria de sua produção, cursos a distância, suporte para marcação de consultas e outros serviços de governo eletrônico dos órgãos municipais que também estão previstos nesse programa.

Atualmente este projeto está com três provedores instalados (Marrecas, Quixaba e agora Espírito Santinho) e 6 em estudos técnicos (Barra do Açú, Carapebus (Assentamento 25 de Março), Pedra Lisa, Farol de São Tomé, São Martinho, Quilombolas). Todos os painéis e equipamentos estão montados no laboratório no IFF aguardando as definições das comunidades a serem atendidas.

O projeto teve seu início na UENF – ITEP, com a Professora Nilza Franco e Marcelo Saldanha (IBEBrasil), que em 2009 foram responsáveis pela execução do programa Telecentros.BR, do Ministério das Comunicações em 22 comunidades da região Norte e Noroeste Fluminense, integrando alguns telecentros com redes comunitárias e hotspots de acesso à internet.

O projeto Cidades Digitais é uma parceria do IFF coordenação de telecomunicações, através da coordenadora Janaína Nascimento e Instituto Bem Estar Brasil – IBEBrasil , através do seu idealizador, Marcelo Saldanha. Na comunidade de Espírito Santinho a parceria foi firmada com a Associação de Moradores de Espírito Santinho – AMORES, já em Marrecas, o provedor comunitário já é operacional desde 2010, em parceria com a associação de moradores de Marrecas e mais recentemente com o provedor comunitário de Quixaba, que atua de forma colaborativa com a rede de Marrecas.

O acesso à internet através de alternativas sociais e sem fins lucrativos mantidos pelas comunidades aderentes ao projeto são de extrema relevância nestes momentos de isolamento social, pois, garantem aos moradores, que são associados aos respectivos provedores comunitários, o acesso às TICs de forma a facilitar ainda mais a vida cotidiana nestas localidades rurais.

Apesar dos contratempos da pandemia do COVID19, duas comunidades já estão mobilizadas e só aguardando a liberação dos equipamentos para montarem seus provedores comunitários.  As comunidades da Barra do Açú, através da associação de moradores do Açu e o assentamento rural 25 de Março (em Carapebus) já atenderam a todos os requisitos do projeto nos processos de autogestão, capacitação e organização para implantação dos seus respectivos provedores comunitários.

Contamos com o apoio técnico de alguns de nossos parceiros:

1)            LS soluções em Informática - Lucas dos Santos Ferreira

2)            DCS banda larga – Douglas Carlos dos S. de Azevedo

3)            Essa internet – Clovis, Adriano, Ingredi e Cláudia.