CAMPUS MACAÉ

Evento Cultural

Campus Macaé vai sediar fórum na área de quadrinhos

por Juliana Marinho publicado 08/01/2018 11h22, última modificação 08/01/2018 11h22
Promovido pela Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial, em parceria com a Fanzinoteca IFF Macaé, o IV Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial, terá como tema “Os quadrinhos e a diversidade” e será realizado de 25 a 27 de julho.
Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial

De 25 a 27 de julho, o Campus Macaé do Instituto Federal Fluminense sediará o IV Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial - FNPAS. O Fórum, que será realizado em parceria com a Fanzinoteca IFF Macaé, conclama pesquisadores e professores das mais diversas áreas a refletirem sobre o papel dos quadrinhos na produção de conhecimentos, tanto nas universidades quanto na educação básica.

Com a temática "Os quadrinhos e a Diversidade", o evento, que é bienal e promovido pela ASPAS - Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial, contempla debates sobre fenômenos sociais da atualidade visando ao fortalecimento da leitura, pesquisa e autoria dos quadrinhos. Segundo o organizador, o programador visual do IFF Macaé, Alberto de Souza, que também é autor de quadrinhos, o Campus Macaé tem alcançado significativa visibilidade a partir da premiação Ângelo Agostini, na categoria de zine de quadrinhos, e pela recém-inaugurada Fanzinoteca IFF Macaé, espaço dedicado à preservação e promoção dos fanzines e histórias em quadrinhos na âmbito educacional, sendo a primeira do gênero no interior do estado.

"Por esta razão, a escolha do IFF Macaé para sediar o evento se deu por esta afinidade natural e será a primeira vez que o fórum será realizado no estado do Rio de Janeiro", afirmou o coordenador. O projeto de extensão na modalidade arte e cultura IFanzine e a Fanzinoteca vêm estimulando o potencial autoral dos estudantes vinculados ao projeto e portanto, complementa, será mais uma boa oportunidade de apresentar à comunidade acadêmica, em grande estilo, os trabalhos produzidos pelos estudantes do IFFluminense.

A programação envolve atividades abertas para alunos de graduação e pós-graduação, com ênfase na discussão sobre o universo de pesquisa e de criação de histórias em quadrinhos, incluindo oficinas de criação, comunicações, mesas redondas com a participação de pesquisadores de respaldo nacional e internacional, além de lançamentos de livros, fanzines e publicações independentes de histórias em quadrinhos.

As inscrições, para submissões de trabalhos bem como para a participação como ouvinte, já estão abertas e o edital e demais detalhes sobre o evento estão disponíveis no site: https://fnpasmacae.wordpress.com/
registrado em: , ,