CAMPUS MACAÉ

Notícias

Edital

Inscrições para Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

por Valdênia Lins - Campus Macaé publicado 24/11/2023 14h46, última modificação 12/12/2023 14h48
ProfEPT publica edital com inscrições de 27 de novembro a 4 de janeiro.
profept 1200 - inscricoes

  O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) abre inscrições de 27 de novembro a 04 de janeiro para o processo seletivo 2024. O curso é ofertado em rede nacional e o Instituto Federal Fluminense é uma das Instituições Associadas.
  O ProfEPT possui duas linhas de pesquisa: “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”  e “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”. O ProfEPT é ofertado na modalidade presencial com parte da carga horária a distância e ministrado pelas Instituições Associadas.
  No IFF, estão sendo ofertadas 14 vagas no total, sendo 50% destinadas aos servidores da  Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. As aulas presenciais acontecem às quartas e quintas no Campus Macaé.
Para participar da seleção é necessário ser portador(a) de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação; estar atuando, ou ter atuado por pelo menos 24 (vinte e quatro) meses, profissionalmente, mediante comprovação, no exercício de práticas de ensino ou em gestão de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, em ambientes
formais ou não-formais. Na ampla concorrência é necessário ainda ser técnico(a)-administrativo(a) ou docente na Educação Profissional e Tecnológica em instituições públicas ou privadas, desenvolvendo atividades em cursos ou programas de:
- Formação inicial e continuada de trabalhadores ou qualificação profissional;
- Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM)4; e/ou
- Educação Profissional Tecnológica de Nível Superior (graduação ou pós-graduação).
  É fundamental que o candidato esteja ciente de todas as regras do Edital, disponível na página do IFES. As inscrições devem ser feitas por meio do link publicado na página profept.ifes.edu.br. A taxa é de R$ 150,00 e pedidos de isenção podem ser feitos até o dia 01 de dezembro de 2024.
  A prova acontecerá dia 25 de fevereiro e a bibliografia básica encontra-se descrita neste link. A previsão de início das atividades é no mês de abril.

Veja aqui as perguntas frequentes sobre o Edital.