Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

High-School-Integrated Vocational Training Programs

______________________________________________


Capa Técnico em Administração

Administração/Administration:

Executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Campi Ofertantes:

 

 

Agroecologia_NOVO.png

Agroecologia / Agroecology

Atua em instituições públicas, privadas e do terceiro setor; instituições de certificação agroecológica; instituições de pesquisa e extensão; e  parques e reservas naturais.

Campus Ofertante:

Capa do Curso Técnico em Agropecuária

Agropecuária/Farming and Cattle Raising:

Planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários. Administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Campi Ofertantes:


Capa do Curso Técnico em Automação Industrial

Automação Industrial/Industrial Automation:

Atua no projeto, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. Programa, opera e mantém sistemas automatizados respeitando normas técnicas e de segurança.

Campi Ofertantes:

 

 

Capa do Curso Técnico em Edificações

Edificações/Builidings Technician:

Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Campi Ofertantes:

 

 

Capa do Curso Técnico em Eletromecânica

Eletromecânica/Electrial Mechanics:

Atua no projeto e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos industriais conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade ambiental. Exerce atividades de planejamento e execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos industriais, além de projeto, instalação e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico.

Campi Ofertantes:

 

Capa do Curso Técnico em Mecânica

Mecânica/Mechanics:

Atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos. Planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas a segurança. Controla processos de fabricação. Aplica técnicas de medição e ensaios. Especifica materiais para construção mecânica.

Campus Ofertante:

Capa do Curso Técnico em Eletrônica

Eletrônica/Electronics:

Participa do desenvolvimento de projetos. Executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos. Realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.

Campi Ofertante:

 

Capa do Curso Técnico em Meio-Ambiente

Meio Ambiente/Environment:

Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentação ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

Campi Ofertantes:

 

 

 

Capa do Curso Técnico em Eletrotécnica

Eletrotécnica/Electrical Technician:

Instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.

Campi Ofertantes:

 

Capa do Curso Técnico em Petróleo & Gás

Petróleo e Gás/Oil and Gas:

Opera e controla máquinas e equipamentos na produção de petróleo e gás natural. Auxilia e atua na programação, planejamento e execução da manutenção de máquinas e equipamentos. Determina propriedades e grandezas dimensionais de rochas, fluidos e materiais para a indústria do petróleo e gás natural. Auxilia no controle dos efeitos ambientais das operações efetuadas.

Campi Ofertantes: 

 

Capa do Curso Técnico em Hospedagem

Hospedagem/Hotel Management:

Atua na recepção e governança em meios de hospedagem. Executa atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes, serviços de andares, comercial critérios de qualidade na prestação de serviços, presta suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação.

Campus Ofertante:

Capa do Curso Técnico em Química

Química/Chemistry:

Atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.

Campi Ofertantes:

 

 

Capa do Curso Técnico em Informática

Informática/Information Technology:

Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registro que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.

Campi Ofertantes:

 

 

 

CursoTransportesAquav.jpg

Transporte Aquaviário/Water transportation

O técnico em transporte aquaviário poderá atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor que envolva as atividades de transporte aquaviário, tais como: o apoio de serviços portuários, apoio marítimo, empresas de transporte marítimo e hidroviário de passageiros, veículos e cargas, empresas de navegação de longo-curso e cabotagem. Além de agências marítimas, agências de navegação, escritórios de serviços aduaneiros e em órgãos reguladores.

Campi Ofertante:

Alimentos.jpg

Alimentos/Foods:

O técnico em Alimentos planeja, executa, acompanha e controla as etapas do processamento alimentício; gerencia e executa atividades de aquisição e comercialização de matérias-primas, insumos e produtos finais; atua no controle qualitativo, quantitativo e microbiológico, desde a matéria-prima até o produto final; conhece e desenvolve técnicas aplicadas, controla e executa atividades técnico-científicas no campo de processamento alimentar; participa na área de pesquisa e inovação; entre outros.

Campi Ofertante:

Capa do Curso de Tecnico em Construção Naval

Construção Naval/Shipbuilding 

Atua na produção, instalação, operação, manutenção, controle e otimização em processos contínuos e discretos, localizados, predominantemente, no segmento da indústria naval. A essas atividades se somam o segmento ambiental e de serviços, bem como participação no projeto, planejamento e supervisão de processos ligados a sua área e execução de operações de pesquisa, controle de qualidade e segurança operacional.

Campi Ofertante:

Telecomunicacoes2.jpg

Telecomunicações

Participa da elaboração de projetos de telecomunicação. Atua na instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática. Supervisiona os procedimentos adotados nos serviços de comunicações, atendendo a regulamentação específica.

Campus Ofertante: