CAMPUS
BOM JESUS DO ITABAPOANA
Perfil Profissional:
O técnico em Alimentos, ao final do curso no Campus Bom Jesus, é um profissional empreendedor e transformador do setor primário e agroindustrial, que coordena e participa de equipes de trabalho.
Planeja, executa, acompanha e controla as etapas do processamento alimentício, bem como o tratamento de seus efluentes e implantação de sistemas que contribuam para o controle do impacto ambiental ocasionado pelos processos de produção alimentícia.
Gerencia e executa as atividades de aquisição e comercialização de matérias-primas, insumos e produtos finais, atuando no controle qualitativo, quantitativo e microbiológico, desde a matéria-prima até o produto final, incluindo a monitoria do processo de higienização, limpeza e sanitização da produção alimentícia.
Conhece e desenvolve técnicas aplicadas, controla e executa atividades técnico-científicas no campo de processamento alimentar; participa na área de pesquisa, inovação, desenvolvimento de novos produtos e marketing; identificando e aplicando técnicas mercadológicas para a distribuição, comercialização de produtos e divulgação.
Assessora estudos de implantação e desenvolvimento de projetos, além de supervisionar as atividades referentes à aquisição, manutenção e reparo de instalações e equipamentos, com aplicação de inovações nos processos de montagem, monitoramento e gestão de empreendimento.
Elabora laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos, inclusive de incorporação de novas tecnologias.
Presta assistência técnica em indústrias alimentares, órgãos públicos, cooperativas, comunidades rurais, propriedades rurais e outros, implanta e gerencia sistemas de controle de qualidade na produção alimentícia.
Área de atuação:
O técnico em Alimentos está habilitado para atuar em:
- Laboratórios de análise e controle de qualidade de alimentos;
- Unidades agroindustriais;
- Unidades de tratamento de resíduos;
- Centros de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos;
- Indústrias de produção e distribuição de matérias-primas e insumos;
- Órgãos de assistência técnica e extensão ligados ao setor alimentício e de Ensino;
- Locais de comercialização de produtos alimentícios;
- Unidades de elaboração e preparação de alimentos;
- Órgãos de fiscalização sanitária;
- Outros órgãos ou empresas que mantenham atividades na área de alimentos;
- Serviços de Proteção ao Consumidor;
- Profissional autônomo e empreendimento próprio.