Censo da Educação Básica

Censo Escolar

Censo da Educação Básica é o principal e maior instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e realizado em colaboração pelas secretarias estaduais, municipais, e escolas públicas e privadas do país.

Os resultados servem de ferramenta para que os gestores educacionais compreendam o cenário educacional do país, unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como as escolas e, com isso, possam acompanhar a efetividade das políticas públicas. É possível também monitorar o desenvolvimento da educação brasileira pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE).

No Instituto Federal Fluminense, as informações são lançadas pelo setor de Registro Acadêmico dos campi; já o gerenciamento dos acessos, entregas e o compartilhamento das orientações recebidas pelo Inep e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) são de responsabilidade da Procuradoria Educacional Institucional (PEI).

A pesquisa estatística abrange as seguintes etapas e modalidades da educação básica e profissional:

• Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio);
      • Educação especial – escolas e classes especiais;
      • Educação de Jovens e Adultos (EJA);
      • Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional).

Etapas de declaração dos dados do Censo
MATRÍCULA INICIALSITUAÇÃO DO ALUNO
Estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.Movimento e rendimento escolar dos alunos ao final do ano letivo.

Microdados

Sinopse Estatística da Educação Básica 2022