O Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa anual do Inep mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação (presencial ou a distância) e sequenciais de formação específica, bem como sobre seus alunos e docentes.
O Censo extrai os dados das instituições pelo cadastro do sistema e-MEC (cursos, locais de oferta, Representante Legal e Dirigente), e as demais informações são inseridas pelas Instituições de Educação Superior (IES) sobre dados financeiros, laboratórios, infraestrutura dos campi, vagas oferecidas, candidatos inscritos, matrículas, ingressantes, concluintes, docentes e técnicos-administrativos.
Os resultados oferecem informações estatísticas confiáveis que apresentam o sistema brasileiro de educação superior e permitem acompanhar e avaliar a eficiência e eficácia das políticas públicas e implementá-las como ferramenta de melhoria da qualidade do nível de ensino. Inclusive, compõe os dados utilizados no cálculo de indicadores que contribui para o trabalho dos gestores das instituições.
O responsável pelo Censo da Educação Superior na Instituição é o Recenseador Institucional (RI), com a função estabelecida pela Portaria MEC nº 984, de 18 de novembro de 2022.
No IFFluminense a função de RI é desempenhada pelo (a) Procurador (a) Educacional Institucional (PEI).