CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Retorno Gradual

Atividades Pedagógicas Presenciais começam na próxima terça-feira, dia 23, no IFF Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 19/11/2021 17h16, última modificação 22/11/2021 11h25
Plano de retorno gradual seguro das APP do Campus Bom Jesus foi aprovado pelo Conselho Superior do IFF nessa quinta-feira, dia 18 de novembro.

Um dos eventos mais aguardados pela comunidade acadêmica do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana já tem data: na próxima terça-feira, dia 23, o campus dará início ao retorno gradual seguro das Atividades Pedagógicas Presenciais (APP). O plano de retorno gradual e o relatório da Fase 1 foram aprovados pelo Conselho Superior do IFF na última quinta-feira, dia 18 de novembro, com parecer favorável para o início das APP. Os documentos já haviam sido aprovados pelo Conselho do campus e pela Comissão Local de Biossegurança.

A expectativa para o retorno é grande e, segundo o diretor-geral do Campus Bom Jesus, Leandro Pereira, a instituição está preparada para receber alunos, servidores e colaboradores com segurança. “A presença dos estudantes traz vida para a escola. Sabemos que temos muitas vulnerabilidades, somos um campus muito grande, com muitos alunos e com muitas funções de assistência estudantil, mas estamos traçando estratégias e ações para que possamos atender a todos. O retorno ainda é gradual, mas esperamos que em breve possamos receber todos os nossos alunos no Campus Bom Jesus”, afirmou.

Neste momento, retornarão às atividades os estudantes das seguintes turmas:

• 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária (Agropecuária A e Agropecuária B), mediante oferta do componente curricular Práticas Agropecuárias II;
  • 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária (Agropecuária A e Agropecuária B), mediante oferta do componente curricular Práticas Agropecuárias I;
  • 2º ano do Curso Técnico Concomitante em Agropecuária de Bom Jesus (Turma Única), mediante oferta do componente curricular Práticas Agropecuárias II;
  • 1º ano do Curso Técnico Concomitante em Agropecuária de Bom Jesus (Turma Única), mediante oferta do componente curricular Práticas Agropecuárias I;
  • 2º ano do Curso Técnico Concomitante em Agropecuária de Rosal, mediante oferta dos componentes curriculares Práticas Agropecuárias I e II;
  • 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Alimentos (Alimentos A e Alimentos B), mediante oferta do componente curricular Tecnologia de Carnes e Pescados;
  • 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Química (Turma Única), mediante oferta dos componentes curriculares Análise Química Quantitativa, Análise Química Qualitativa (referente ao 2° ano);
  • 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Química (Turma Única), mediante oferta do componente curricular Técnicas Básicas de Laboratório (referente ao 1° ano);
  • 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática (Turma Única), mediante oferta do componente curricular Prática Profissional;
  • 4º semestre do Curso Técnico Concomitante em Informática, mediante oferta dos componentes curriculares Prática Profissional III e Administração de Servidores;
  • 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente (Turma Única), mediante oferta do componente curricular Recuperação de Áreas Degradadas;
  • 4° Período do Curso Superior em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, mediante oferta do componente curricular Bioquímica dos Alimentos;
  • 8° Período do Curso Superior em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, mediante oferta do componente curricular Tecnologia de Carnes e Derivados.

Os horários atualizados para a próxima semana, a partir do dia 22 de novembro, já estão disponíveis no Painel do Estudante.

Comprovante de vacinação

O retorno às atividades presenciais não adaptáveis ao modelo remoto obedecerá o Plano de Contingência Local — aprovado pelo Conselho de Campus nesta quarta-feira — e as resoluções nº 54/2021 e nº 58/2021, que estabelecem as normas e orientações do Instituto para o retorno gradual seguro.

Para o acesso às atividades presenciais será obrigatório o envio pelos estudantes, até o dia 22 de novembro, do termo de consentimento e responsabilidade (acesse AQUI) e do documento constando o esquema vacinal completo ou parcial, conforme calendário de vacinação local contra a Covid-19 para o e-mail retornopresencial.bomjesus@iff.edu.br. São aceitos os seguintes documentos:

I - o cartão físico de vacinação fornecido no posto onde a pessoa foi vacinada;

II - o certificado nacional de vacinação de Covid-19, disponível no aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão;

III - eventuais documentos comprobatórios de vacinação que venham a ser instituídos pela autoridade pública competente;

IV - laudo que ateste restrição médica à vacinação contra a Covid-19 e que está apto a participação nas atividades presenciais.

O estudante que não apresentar os documentos listados não poderá participar das atividades presenciais. É garantido ao estudante continuar matriculado nos componentes curriculares das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

Protocolos de biossegurança

Para garantir a segurança de toda a comunidade que atuará presencialmente na instituição, alunos e servidores devem respeitar os protocolos de biossegurança estabelecidos. A permanência dos discentes no campus fica restrita aos horários de aula e o atendimento nos setores será realizado mediante agendamento prévio. Todos deverão levar copos para o consumo de água, tendo em vista que não serão fornecidos copos descartáveis. O uso de máscaras durante todo o período de permanência na instituição também é obrigatório.

As informações referentes ao retorno das atividades podem ser acompanhadas na Página de Acompanhamento das APP e nos canais oficiais comunicação do IFF.