CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Equipe do IFF Bom Jesus conquista medalha de prata na Obap

por Italo dos Santos Ferreira publicado 14/09/2023 21h22, última modificação 25/10/2023 21h11
Equipes dos cursos Integrado e Subsequente representaram o campus na etapa nacional, realizada no Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina (DF).
12a obap 1

Meses de preparo, muita dedicação, repetição de procedimentos, estudo e vontade de obter o melhor desempenho possível. Essa foi a receita adotada pelas equipes “AgroIFF” e “Os Broinhas” na 12ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Representantes do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana na competição, os estudantes Laryssa Velasco, Pedro Henrique Ferreira e Ana Laylla Miranda conquistaram a medalha de prata na categoria “Curso Integrado” e os discentes Junior Oliveira, Bianca Delatorre e Thayssa Alves foram os primeiros a levar o nome do IFF Bom Jesus para a categoria “Curso Subsequente”, classificando-se entre os 10 melhores colocados na etapa nacional. 

A Olimpíada acontece em duas fases, sendo a primeira em ambiente virtual. As melhores equipes se classificam para a etapa nacional, realizada presencialmente. Neste ano, o encontro aconteceu no Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina, onde os alunos realizaram uma prova teórica e três provas práticas. Participantes de todo o país foram avaliados individualmente e em equipe e, segundo a professora Kelly Lamônica, orientadora das equipes do IFF Bom Jesus, o nível da competição foi alto. 

Orgulhosa pelo desempenho dos discentes, Kelly destaca a dedicação durante o preparo para a Obap. “A conquista é toda deles, porque batalharam, estudaram, se dedicaram por semanas e foram muito focados e determinados a conseguir bons resultados. Alcançamos o que nunca tínhamos alcançado, como a medalha de prata e a primeira participação de uma equipe do Subsequente. Eles foram muito bem, gabaritaram uma prova prática, e consideramos os resultados muito positivos”, avaliou. 

Foi a primeira e a última participação de Junior Oliveira. Técnico em Química formado pelo IFF Bom Jesus, ele está concluindo o Curso Técnico Subsequente em Agropecuária e aconselha os demais estudantes a participarem das próximas edições. “É uma experiência que marca a vida de qualquer pessoa. Não fomos medalhistas, mas somos vencedores pelo fato de termos participado, mostrando que nosso interior e nossa instituição estão à altura de outras instituições de excelência do Brasil”, afirmou. Para ele, a participação trouxe não apenas conhecimentos técnicos, mas também experiências pessoais e profissionais na área. 

A medalhista Ana Laylla Dias Miranda, do terceiro ano do Curso Técnico Integrado, também ressalta o intercâmbio cultural e profissional proporcionado pelo evento. “Participar da Obap sempre foi um sonho e trazer a medalha com minha equipe foi importantíssimo. Adquirimos conhecimento em nossa área técnica e na vida pessoal também, vendo diferentes culturas na fase presencial”, considerou.

Além da orientação da professora Kelly Lamônica, as equipes contaram com o apoio de colaboradores internos e até externos ao IFF Bom Jesus durante o preparo. Os servidores Clinimar Oliveira, José Carlos de Oliveira, Josilene Xavier e Rafael Loures ministraram treinamentos sobre assuntos como adubação, planialtimetria, inseminação artificial e máquinas agrícolas. Para este último, os estudantes contaram com o incentivo do produtor rural Amilton Alexandre Correa, que recebeu as equipes em sua propriedade e disponibilizou o maquinário utilizado na competição para que realizassem os treinamentos. Os motoristas Enerval Alves e Luciano Peixoto também integraram o grupo de apoio aos participantes, acompanhando não apenas na estrada, mas também durante as provas.

“Tivemos muito apoio dos colegas. O treinamento dos alunos ocorreu com bastante antecedência, então houve um planejamento e conseguimos executá-lo em tempo hábil. Estou muito orgulhosa deles e da equipe do campus, que pode capacitar nossos estudantes muito além do que eles pensam ser possível”, ponderou a orientadora, professora Kelly. 

Histórico - O Campus Bom Jesus do Itabapoana já conquistou outras medalhas nas edições anteriores da Olimpíada. Nas últimas edições, três medalhas de bronze foram incluídas ao histórico da instituição. A primeira foi obtida individualmente pela estudante Marcely de Azeredo Torquato, na décima edição, quando ainda estava no primeiro ano do Curso Técnico Integrado. Na edição seguinte, em 2022, a equipe AgroExpress e o estudante Gustavo Pimentel Castro trouxeram mais duas para casa. A conquista da medalha de prata em 2023 aumenta as expectativas para os próximos anos. “Quando falamos em ensino, vemos crescimento de equipes, crescimento individual e crescimento de trabalho em equipe e ficamos muito felizes. Torço para que esses alunos inspirem outros alunos a quererem participar. Estamos amadurecendo dentro da Obap e os resultados tendem a ser cada vez melhores nos próximos anos”, almeja Kelly.

Olimpíada - A Olimpíada Brasileira de Agropecuária da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é uma competição científica e nacional destinada aos alunos do curso técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. O objetivo da competição é estimular o ingresso de jovens do ensino médio técnico integrado, concomitante e subsequente em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária. 

Mais informações estão disponíveis no site da Obap.