CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Agropecuária

Equipes dos campi Avançado Cambuci e Bom Jesus se classificam para fase presencial da Obap

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 11/07/2022 10h19, última modificação 11/07/2022 13h17
Próxima fase acontecerá em Jundiaí (SP), de 07 a 10 de setembro, com etapas teórica e prática.
11ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

- Foto: Divulgação

Duas equipes do Instituto Federal Fluminense (IFF) estão classificadas para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Agropecuária, competição de nível nacional realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas. A equipe Ouro Verde, do Campus Avançado Cambuci, e a Agroexpress, do Campus Bom Jesus do Itabapoana, se classificaram em 10º e 18º lugares, respectivamente, em um ranking com 40 eleitas para a próxima etapa, que acontecerá nos dias 7 a 10 de setembro em Jundiaí (SP).

A primeira fase aconteceu de forma virtual, de 21 e 23 de junho. A etapa presencial terá três provas práticas, que totalizam 60 pontos; e uma prova teórica individual com questões objetivas e discursivas. Os estudantes já estão se preparando, ansiosos por alcançarem um lugar entre os primeiros colocados.

“Tenho boas expectativas na participação da fase presencial. Os alunos classificados são do curso concomitante, são jovens produtores rurais e têm boa vivência com as práticas agrícolas e agroecológicas”, afirma o professor Vicente Martins Gomes, responsável pela Ouro Verde, de Cambuci. A equipe bonjesuense também compartilha o otimismo para a próxima etapa. “Os estudantes e nós professores ficamos muito felizes com o resultado da primeira fase. Vamos tentar nos dedicar para alcançar um bom resultado na segunda. Estamos empolgados e esperamos que seja uma experiência de crescimento para eles”, conta a professora Kelly Lamônica, orientadora da AgroExpress.

Os professores acreditam que participar de uma competição tão abrangente, com equipes de diferentes partes do país, será muito importante para o crescimento pessoal e profissional dos discentes. “A ideia é que gostem da competição e entendam que todos alcançam bons resultados com dedicação”, explica Kelly. O professor Vicente destaca a importância de enfrentar as situações desafiadoras propostas pela olimpíada, que estimula a cooperação e integração entre os alunos, assim como o domínio dos conhecimentos obtidos durante a formação no Instituto Federal Fluminense. “Vejo também a Obap como uma vitrine, não apenas para os competidores, que têm a possibilidade de intercâmbio de conhecimento, mas também para as instituições. É uma oportunidade de dar um retorno à sociedade dos benefícios originados pela formação de qualidade oferecida pelo ensino público de nível técnico ligado à Agropecuária”, avalia.

A equipe Ouro Verde é composta pelos alunos Anderson Alvarenga, Jozimara de Souza e Rafael Costa, do Curso Técnico Concomitante em Agropecuária do Campus Avançado Cambuci. Integram a AgroExpress, equipe do Campus Bom Jesus, os estudantes Gustavo Pimentel, Maria Eduarda Valadão e Marcely Torquato, do Curso Técnico Integrado em Agropecuária.