CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Volta às Aulas

Estudantes são recebidos para início do ano letivo de 2024 em Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/02/2024 10h29, última modificação 27/02/2024 15h00
Além da recepção na quadra poliesportiva, alunos receberam orientações, reencontraram amigos e assistiram aulas.
Volta às aulas IFF Bom Jesus

Momento de rever amigos e voltar à instituição alegrou os alunos.

Bem no início da manhã, antes das 8h desta segunda-feira, dia 26, o cenário no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana já era bem diferente daquele visto por quem esteve na instituição durante os primeiros dias do ano. O silêncio e o vazio dos ambientes foram substituídos pela presença alegre e saudosa dos estudantes que recém-chegaram e daqueles que retornaram ao campus para iniciar o ano letivo de 2024.

Reunidos na quadra poliesportiva, os discentes foram recebidos pela equipe gestora e pelos coordenadores de curso, que se apresentaram e desejaram as boas-vindas. O diretor-geral, Leandro Pereira, desejou que se sentissem muito bem acolhidos e que a espera pelo retorno tenha valido a pena. “Que seja um ano de muita dedicação e aprendizado. Que vocês possam aproveitar ao máximo tudo que nossa instituição tem a oferecer. Sabemos das dificuldades que uma escola de tempo integral traz, mas tenho certeza que passarão por todas elas”, incentivou.

O diretor de Ensino, Rafael Gardoni, também desejou um bom retorno aos alunos e informou que neste ano o calendário acadêmico será ajustado. “Teremos as férias em julho e o encerramento em dezembro, o que é muito bom para nossa instituição”, comemorou. A diretora de Assistência Estudantil, Kátia Kawase, encerrou o momento de falas dos gestores desejando que 2024 seja um ano de reflexão e crescimento para todos. “Trabalharemos com vocês temas importantes, como empatia e resiliência. Chegaremos ao final do ano ainda melhores”, desejou.

Em seguida, os coordenadores dos cursos foram apresentados, assim como os integrantes do Grêmio Estudantil, que se colocaram à disposição da comunidade acadêmica para diálogo e planejamento de ações. Também convidaram os estudantes para participarem das atividades de recepção que serão realizadas nesta quarta-feira, dia 28, a partir das 14h30min, no gramado ao lado da quadra. Eles orientam o uso de roupas que possam ser manchadas ou danificadas.

Ian (centro) é aluno do Curso Técnico Integrado em Informática.Para o aluno Ian Motta (ao centro, na foto ao lado), do primeiro ano do Curso Técnico em Informática, chegar à instituição foi algo muito esperado e o primeiro dia deixou boas impressões. “Gostei das aulas, os professores são gente boa, os alunos respeitosos com os professores. Foi muito interessante a apresentação no turno matutino, uma experiência bem legal para um primeiro dia de aula”, disse. A mãe de Ian, Tatiane Motta, também concluiu o ensino médio na instituição e compartilha a alegria pelo ingresso do filho. “Prezo pelo melhor para ele e acredito que o IFF é a melhor escolha, tanto pelo ensino profissional e de qualidade, quanto pelo ambiente que proporciona, ajudando Ian a crescer não só academicamente, como na vida em si”, afirmou.

Depois da recepção na quadra, os alunos dos segundos e terceiros anos seguiram para as salas de aula e os dos primeiros anos participaram de momentos de orientação com professores e coordenadores. Também receberam uniformes e um kit de boas-vindas preparado pela Diretoria de Assistência Estudantil. Todos os discentes dos cursos técnicos receberão da instituição duas camisas tradicionais e uma de educação física. Aqueles que não fizeram a retirada na segunda-feira poderão fazê-lo nesta terça-feira, no auditório.

Graduações - Uma programação especial também foi preparada para os graduandos de Engenharia de Computação e Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA). Os futuros engenheiros foram recebidos no auditório, onde o coordenador, professor Luiz Carlos Garcez, apresentou todos os detalhes referentes à vida acadêmica dos estudantes. O diretor-geral, Leandro Pereira, também conversou com os presentes, e os membros da Atlética se apresentaram. Em seguida, o grupo fez um passeio pelo campus, encerrando a programação com um café e muita integração.

Valéria Mello, aluna do CTAPara o CTA, o Centro Acadêmico Jorge Ubirajara (Caju) e a Atlética do curso organizaram uma semana inteira de atividades, que foi iniciada com um café especial, apresentações e até um tour pelo campus. Valeria Mello (foto) é uma das calouras que está cheia de boas e grandes expectativas para o curso. Ela conta orgulhosamente que será a primeira de sua família a fazer um curso superior e que gosta muito da área de Alimentos. Dias antes de passar pelo vestibular para o CTA, Valeria recebeu o diagnóstico de câncer e está em tratamento contra a doença, mas garante que não deixará os desafios limitarem a busca pelo sonho de concluir sua graduação.

Incentivada pelos familiares e amigos, ela cita o carinho da amiga e professora do IFF Bom Jesus Marisa Botelho, que leciona no CTA. “A surpresa da aprovação foi recebida com um ‘mix’ de medo e alegria. No momento que vivo hoje, não imaginava passar por essa experiência tão especial, que é realizar o curso. Sei que vivemos um dia de cada vez e estou disposta a fazer o meu melhor a cada dia, para que possa conciliar meu tratamento com o curso e futuramente poder entender melhor sobre os alimentos e como eles podem nos ajudar a viver melhor”, disse, agradecida.

Nesta terça-feira, dia 27, haverá palestra e roda de conversa sobre experiências e perspectivas do CTA no mercado de trabalho. A programação completa está disponível no perfil do Caju no Instagram.

Os horários de aula atualizados estão disponíveis no Painel do Estudante, assim como os calendários dos cursos anuais e semestrais.