CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Focal chega ao fim com premiações de trabalhos e fotografias

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 31/07/2017 10h00, última modificação 31/07/2017 16h21
IFFluminense Campus Bom Jesus ganhou prêmio de melhor trabalho do evento e menção honrosa.
Neyara Barbosa

A aluna do Campus Bom Jesus foi premiada com o primeiro lugar no desafio Pré-Focal.

O VII Focal e o III Sicitea se despedem deixando saudade no coração dos participantes que se dividiram entre tantas atividades nos quatro dias de eventos. Entre palestras, minicursos, coffee breaks e passeios pelos vários pontos turísticos do Sesc Mineiro de Grussaí, muita experiência foi adquirida e planos traçados para os próximos dois anos que antecedem a oitava edição, marcada para 2019 em Venda Nova do Imigrante (ES).

Veterano no evento, o professor Aureliano Cunha, da Universidade Federal de Ouro Preto, participou pela quarta vez do Focal e, para ele, a qualidade do fórum impressiona a cada nova edição. “Cada instituição que recebe o evento tenta dar o seu melhor para que toda organização saia impecável e é o que vimos nesse congresso. Percebi também uma evolução muito grande na qualidade dos trabalhos científicos apresentados. Isso mostra que o curso de Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Ciência dos Alimentos tem crescido com o tempo, se fortalecendo”, avalia.

Quem participou pela primeira vez também ficou satisfeito com a estrutura e volta para casa com novas perspectivas sobre o curso e o mercado de trabalho. Daniele Batista, aluna da Universidade Federal de Viçosa Campus Rio Paranaíba desde 2015, veio representando a instituição e elogiou as propostas do evento. “Essa programação dinâmica valoriza o curso e estimula as pessoas que estão entrando e vão entrar futuramente. As palestras foram muito interessantes e essa é uma forma de também divulgar o curso”. Ela participou da oficina de culinária quilombola, da visita técnica à empresa Thoquino, das plenárias, discussões e da aula show de confeitaria, ministrada pelo chef pâtissier Alex Kühl e pelo chef de cozinha e barista Fábio Nogueira.

Premiações encerraram o VII Focal e os anfitriões conquistaram os dois destaques - menção honrosa, com o trabalho “Obtenção da estearina do óleo da polpa de Tucumã (Astrocaryum vulgare) com potencial para aplicação em formulações alimentícias”, orientado pela professora Renata Mariano; e o título de melhor trabalho apresentado, com o banner “Avaliação sensorial de hambúrguer elaborado com biomassa de farinha de banana verde”, orientado pela professora Juliana Vidigal.

Os vencedores dos desafios fotográficos promovidos pelo IFFotoclube também foram anunciados durante o encerramento. As fotos inscritas na competição podem ser visualizadas no Instagram do Desafio Focal 2017. O sucesso da proposta garantiu espaço ao desafio na edição de 2019 do Fórum. “É uma felicidade e uma honra muito grande saber que gostaram tanto da proposta e que representaremos nosso campus com essa iniciativa. Vamos aprimorar a dinâmica que apresentamos nesse Focal e os participantes podem esperar uma experiência fotográfica mais imersiva”, promete o coordenador do IFFotoclube, Rafael Tardin.

Veja mais fotos do VII Focal e III Sicitea em nossa página no Facebook.