CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Cerimônia

Formandos do Curso FIC de Cafeicultor colam grau em São Benedito

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 25/08/2022 12h16, última modificação 25/08/2022 13h07
Curso foi oferecido a 22 produtores rurais de São José do Calçado, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal e o Incaper.
Formandos do Curso FIC de Cafeicultor colam grau em São Benedito

Foi um divisor de águas”. Assim resumiu a produtora rural Luciana Andrade de Almeida ao se referir ao Curso de Formação Continuada de Cafeicultor. Ela e o esposo, Luciano Vargas de Almeida, celebraram mais uma conquista, juntos, na última terça-feira, dia 23. Produtores de café há 27 anos, são agora cafeicultores certificados pelo Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. A cerimônia de formatura dos 22 alunos aconteceu em São Benedito, distrito de São José do Calçado (ES), onde foram oferecidas as aulas do curso.

Os muitos anos de experiência do casal foram potencializados pelos conhecimentos obtidos durante os estudos, o que proporcionou uma ampliação não só dos planos da família, mas também da produção. “No início do curso tínhamos 20 mil pés de café da espécie Conilon e durante o curso plantamos mais 40 mil pés”, conta Luciana. “Acertamos o manejo, tanto no plantio quanto na colheita, e hoje temos conhecimento de todas as fases da cultura, com base científica”, orgulha-se. A família possui uma propriedade em Airituba (ES), na divisa do estado do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, e pretende continuar melhorando a produção em quantidade e qualidade.

Foram dias de trabalho e noites de conhecimento”, lembra Luciana.

Concluir o curso não foi tarefa fácil. Oferecida durante o período de colheita do café, a capacitação demandou dedicação dos estudantes. “Muitas das vezes esses produtores chegam em casa tarde, alguns até viram a noite, porque ficam secando café no secador e esse processo toma muito tempo”, explica o professor Lanusse Cordeiro, que ministrou parte das aulas. A qualidade do curso foi destacada pelo docente. “Foi de alto nível. São poucos os cursos com essa carga horária e com o nível de aulas práticas e teóricas, viagens técnicas, visitas a propriedades, dias de campo. Demos um curso completo de cafeicultura, desde a implantação, incluindo coleta e análise de solo, até a comercialização, com classificação física e análise sensorial”.

A cerimônia de formatura contou com a participação do reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, que elogiou a iniciativa. “Ficamos muito felizes quando vemos que o Campus Bom Jesus, por meio do compromisso dos nossos docentes e técnicos, estende sua ação educativa para além dos muros da instituição. O conhecimento da nossa instituição pode beneficiar o produtor rural, para que ele faça um produto melhor e também consiga uma renda melhor, para se manter no campo com mais dignidade e mais satisfação”, considerou.

O diretor geral do Campus Bom Jesus, Leandro Pereira Costa, também demonstrou a alegria de contribuir para a qualificação profissional dos produtores locais. “Desenvolver nossa região é um dos focos da nossa instituição, e o melhor caminho é a capacitação, de modo a agregar valor na plantação, colheita e beneficiamento do café. Essas parcerias com os municípios da região são essenciais para esse desenvolvimento”, pondera.

Também participaram da cerimônia a diretora de Pesquisa e Extensão, Sheila Abrahão; o diretor de Ensino, Rafael Gardoni; o diretor de Planejamento, Rafael Almeida; o secretário de Educação de São José do Calçado, Ciro Passalini; e a servidora do Incaper Patrícia da Matta.

Confira as fotos dos formandos:

O FIC
– Foram 160 horas de capacitação, com dois encontros presenciais por semana. Além das aulas em São José do Calçado, os produtores também participaram de atividades no IFF Bom Jesus, eventos e visitas a propriedades para conhecimento de experiências exitosas na área.

Oportunidade – O Campus Bom Jesus está com inscrições abertas para o Curso de Formação Continuada “Colecionando vivências e compartilhando sabores”, destinado a pessoas com 60 anos ou mais. A iniciativa é da Universidade Aberta da Terceira Idade e os interessados podem se inscrever até o dia 22 de setembro, das 7h às 11h, na Diretoria de Pesquisa e Extensão do Campus Bom Jesus. Mais informações estão disponíveis AQUI.