CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Online

Gestores do IFF Bom Jesus esclarecem dúvidas da comunidade acadêmica em reunião geral

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 22/06/2020 13h30, última modificação 22/06/2020 14h06
Encontro virtual aconteceu na última quinta-feira, dia 18 de junho, com participação de servidores, pais, responsáveis e alunos.

A nova equipe gestora do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana realizou, na última quinta-feira, dia 18 de junho, uma reunião geral online para apresentar à comunidade as ações desenvolvidas durante o período de suspensão do calendário acadêmico e esclarecer dúvidas de pais e alunos sobre o retorno às atividades, iniciativas da assistência estudantil, entre outros assuntos.

O diretor-geral do campus, Leandro Pereira, abriu a reunião dando boas-vindas a todos. Na sequência, falou sobre um dos principais questionamentos de pais e alunos, relacionado à suspensão do calendário acadêmico. Ele esclareceu que ainda não é possível contabilizar as atividades remotas como letivas ou avaliativas, devido à limitação de acesso às ferramentas e estruturas necessárias ao acompanhamento das aulas à distância por parte dos estudantes. “Sabemos dos anseios e proposições da comunidade escolar para as formas de retorno e recuperação do calendário acadêmico. Esperávamos que essa situação de distanciamento social tão logo se resolvesse e que pudéssemos retornar nossas atividades, mas, diante do atual cenário, percebemos que se estenderá por mais tempo do que gostaríamos”, explicou.

Segundo Leandro, o IFF vem trabalhando em proposições para um melhor momento de retorno, mesmo que à distância, da forma mais uniforme possível. “Estamos fazendo levantamentos com os estudantes e servidores sobre acesso às ferramentas necessárias para um trabalho remoto, para que princípios e temas sejam construídos, com total consciência de que nosso maior compromisso é com a qualidade de nosso ensino e com a métrica da inclusão”, acrescentou. Uma das pesquisas é sobre acesso dos discentes à internet, que deve ser respondida até o fim desta segunda-feira, dia 22 de junho. Saiba mais AQUI.

Rafael Gardoni, diretor de Ensino do campus, deu sequência à reunião, apresentando as atividades desenvolvidas pelas coordenações de cursos para possibilitar a manutenção dos estudos durante o período. Ele citou os calendários de atividades, eventos online, projetos, exercícios e demais iniciativas dos servidores. Também comunicou que ainda não há previsão de retorno das aulas presenciais, mas estudos de viabilidade para o planejamento da retomada das atividades estão sendo realizados. "Estamos discutindo condições para o retorno do calendário letivo, com atividades remotas. Buscaremos as melhores estratégias pedagógicas para preservar a qualidade de ensino e para não sobrecarregar, demasiadamente, os estudantes e servidores", esclareceu.

As ações de pesquisa e extensão foram apresentadas pela diretora Sheila Abrahão. “Estamos trabalhando em ações contra o coronavírus, por meio de práticas extensionistas e atendimento à nossa comunidade, como produção de protetores faciais, já distribuídos a hospitais e secretarias de saúde do município de Bom Jesus do Itabapoana e municípios vizinhos, como Bom Jesus do Norte, Apiacá e São José do Calçado", disse. O IFF Bom Jesus também começará, em breve, a produzir álcool 70° e máscaras caseiras para doação à comunidade. Ela citou, ainda, os projetos que adaptaram suas atividades ao novo contexto de distanciamento social, oferecendo conteúdo via plataformas online e redes sociais, como o canal Não Pira e os projetos Sarau do IFF e Quartas Musicais.

Por fim, a diretora de Assistência Estudantil, Katia Kawase, falou sobre as realizações da DAE. Visitas domiciliares e a hospitais, atendimento psicológico, palestras, conversas com as representações estudantis, workshop de fotografias, assistência aos alunos atendidos pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee), atendimento aos estudantes em intercâmbio na Europa, distribuição de cestas básicas, auxílios emergenciais e auxílios permanência, além de ações e conversas com os alunos da moradia estudantil foram algumas das ações citadas.

Após as apresentações, os diretores dedicaram um momento para responder aos questionamentos de pais, responsáveis, alunos e servidores que participaram da reunião. “Esperamos que tudo isso passe logo e que retomemos nossas atividades com a garantia de segurança de toda nossa comunidade acadêmica, confiantes que, mesmo nas adversidades, passaremos por esse momento, juntos”, finalizou o diretor-geral, Leandro Pereira. A equipe disponibilizou endereços de e-mail para esclarecimentos de dúvidas e solicitação de informações, listados abaixo.

SetorE-mail
Atendimento atendimento.bomjesus@iff.edu.br
Assistência Estudantil assistenciaestudantil.bomjesus@iff.edu.br
Coordenação de Nutrição nutricao.bomjesus@iff.edu.br
Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee)

napnee.bomjesus@iff.edu.br

Diretoria de Assistência Estudantil

daife.bomjesus@iff.edu.br

Coordenação de Saúde

saude.bomjesus@iff.edu.br