CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

I Mostrinha do Conhecimento atrai crianças e familiares ao Campus Bom Jesus

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 25/10/2022 09h04, última modificação 26/10/2022 08h29
Vagas foram esgotadas para todas as atividades e houve necessidade de ampliação para algumas delas.
Coral Infantil MusicArt

Crianças protagonizaram cerimônia de abertura da I Mostrinha do Conhecimento

A Mostrinha do Conhecimento superou as expectativas em sua primeira edição. Novidade da X Mostra do Conhecimento, a programação infantil atraiu crianças de várias faixas etárias. Acompanhadas de seus responsáveis, elas participaram de oficinas de impressão 3D, produção de slime e cupcakes, assistiram ao Torneio de Robótica, se divertiram com o dominó matemático, cantaram e encantaram quem passou pelo Campus Bom Jesus entre os dias 19 e 21 de outubro.

A cerimônia de abertura foi protagonizada pelo coral infantil da Escola de Música MusicArt, sob regência do maestro Thadeu Almeida. A apresentação foi também a estreia do grupo. “Cresce a Mostrinha junto com o coral”, brinca o professor, que contou com pleno apoio dos pais para o evento. Eles abraçaram a ideia e as crianças saíram impressionadas, porque nunca tiveram a oportunidade de se apresentarem no palco. Saíram super felizes e realizadas”, conta.

A mamãe Barbara Bernardes destaca a importância do coral para a pequena Milena Gomes Bernardes e elogiou a iniciativa do IFF Bom Jesus de promover a Mostrinha. “Quem canta seus males espanta e ali as crianças interagem, brincam e cantam juntas. Linda a iniciativa da instituição em abrir caminhos para essas crianças se apresentarem e isso só aumenta o interesse delas pela instituição”, afirma. Milena concorda: “eu amei participar desse evento, quero participar de outros e um dia estudar nessa escola. Que bom que a mãe do nosso colega nos convidou e o tio Thadeu nos trouxe para participar. Ele é muito legal e nos ensina muitas coisas boas e musicais”.

Os irmãos Mikhael Quinelato, de 7 anos, e Ana Clara Quinelato, de 9, também marcaram presença na Mostrinha. Eles participaram da oficina de impressão 3D, além de torcerem pela equipe do irmão, Joel Quinelato, durante o Torneio de Robótica. “Eu nunca vi uma batalha de robôs! É muito bom”, vibra Mikhael, que garante: também quer aprender robótica. Daniel Abrahão Loures, de 8 anos, também assistiu ao Torneio de Robótica e aproveitou várias outras atividades da programação: laboratório de matemática, impressão 3D e passeio ciclístico. A impressora foi o que mais chamou sua atenção. "Achei muito criativo e interessante. Também gostei do giroscópio no laboratório de matemática", lembra.

Betina Jacomini.jpgA oficina de cupcakes extrapolou o número de vagas iniciais e precisou triplicar a oferta. Betina Monteiro Jacomini, de 8 anos, passou dias esperando pela atividade e amou o resultado: "eu achei muito legal. Tinha bastante criança e a gente enfeitou, recheou e fez outras coisas. Eu adorei". Ela exibiu orgulhosamente suas produções, para as quais escolheu as cores rosa e azul, com detalhes brancos.

A diretora de Pesquisa e Extensão do Campus Bom Jesus, Sheila Abrahão Loures, foi a idealizadora do evento infantil e considera que a Mostrinha foi um sucesso. “Tivemos a participação de muitas crianças, todas as oficinas ficaram muito cheias. Tinha filhos de servidores, irmãos e primos de alunos, muita gente da comunidade também. Essa interação e a abertura do Instituto para a comunidade foi muito legal”, avalia. A proposta de aproximar os familiares de servidores e estudantes, além dos demais membros da comunidade externa, esteve presente em outras iniciativas da Mostra do Conhecimento, como o I PedalIFF e a Feira de Oportunidades, que obteve público de aproximadamente 800 pessoas.

A X Mostra do Conhecimento integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi realizada com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.