CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

I PedalIFF abre programação da Mostra do Conhecimento

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 15/10/2022 10h57, última modificação 15/10/2022 11h35
Ciclistas fizeram percurso pela cidade de Bom Jesus do Itabapoana, acompanhados pela Guarda Municipal.
I PedalIFF

Grupo deixou o IFF por volta das 7h40, acompanhado da Guarda Municipal.

A manhã de sábado começou sem preguiça no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Às 7h, com o tempo nublado e disposição de sobra, os ciclistas já começaram a se concentrar para o I PedalIFF. Todos foram recepcionados com um café da manhã reforçado, com pão, patê, suco, café, frutas e, claro, os famosos queijo minas frescal e iogurte de morango produzidos no campus.

Depois de recarregadas as energias, o grupo deixou a instituição, passando por alguns dos principais pontos da cidade: bairro Lia Márcia, pracinha da Bíblia e Avenida Olímpica, retornando ao campus após 8km de passeio. Crianças, adolescentes, jovens e adultos participaram do evento, que abriu a programação da X Mostra do Conhecimento do IFF Bom Jesus.

Estela Corrêa de Azevedo, aluna egressa do Curso Técnico em Alimentos e concluinte do Curso Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Campus Bom Jesus, preparou-se previamente e garantiu participação no passeio. “Foi muito bom. Um jeito de mostrar as coisas que acontecem no IFF para o pessoal, porque muita gente olha o grupo passando e se pergunta ‘o que está acontecendo?’. Acabam vendo que é sobre a escola. Além disso, foi um jeito de se distrair”, ponderou.

PedalIFF 10.jpgA proposta da atividade era proporcionar também uma diversão que incluísse toda a família. A médica do Campus Bom Jesus, Ligia Faial, prestigiou o evento, que contou com a participação de seu esposo, o professor de Educação Física Cidllan Faial, na organização. Eles levaram as filhas, Allice Maria Matos Faial, de sete anos, e Hellena Matos Faial (foto), de 10 anos. A expectativa acompanhou a família durante toda a semana. “Fiquei preparando minha bicicleta e ficamos muito ansiosas. Convidei até minha amiga”, conta Hellena, acompanhada da amiga Isabela Tostes. “Foi bem interessante, porque é um programa familiar, que o IFF pela primeira vez está promovendo. As crianças sonharam a semana inteira, prepararam, queriam enfeitar a bicicleta. Ficamos esperando ansiosamente por esse passeio. Nos programamos, dormimos ced, para estar aqui bem cedinho e curtir com todo mundo do IFF”, disse Ligia, que sugeriu um “upgrade” para a próxima edição: um concurso para eleger a bicicleta mais enfeitada.

O evento contou ainda com a presença de atletas, como o premiado Gabriel Souza Stefanell, de 16 anos. Ele, que já subiu ao pódio pelo menos quatro vezes no último ano, treina diariamente e destaca a importância de ações como o PedalIFF: “é bom incentivar, dar um apoio para aqueles que querem iniciar e até para quem já pratica há algum tempo”. Ele foi convidado pelo primo Luiz Estephanelli, que é colaborador do IFF Bom Jesus e não só participou do pedal como também ajudou a preparar a mesa de café da manhã para os ciclistas.

Para a equipe organizadora, o evento foi um sucesso e alcançou os objetivos propostos, que eram promover integração com a comunidade, divulgar a instituição e marcar a abertura da Mostra do Conhecimento. “Não tivemos problemas, tivemos participação da comunidade, vieram ciclistas da cidade, crianças, família. Foi bem sucedido e já estamos pensando no próximo, com um percurso um pouco mais longo, com o objetivo de motivar o ciclismo”, afirma a professora Marisa Botelho, que também esteve à frente da atividade.

PedalIFF 13.jpg

Ciclistas se reuniram na Praça da Bíblia, um dos principais pontos da cidade

A programação da X Mostra do Conhecimento continua na segunda-feira, dia 17, com as Olimpíadas Intercursos. As atividades científicas e culturais começam na quarta-feira, dia 19, quando também será iniciada a II Feira de Oportunidades do IFF.

Inscreva-se no site da Mostra.