CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Mostra do Conhecimento terá programação para crianças

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 10/10/2022 12h18, última modificação 10/10/2022 13h31
Impressora 3D, coral infantil e oficinas de slime e cupcake são algumas das atrações da Mostrinha do Conhecimento.
I Mostrinha do Conhecimento

A criançada vai virar cientista por alguns dias no Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Entre as novidades da X Mostra do Conhecimento está a I Mostrinha do Conhecimento, uma programação reservada para os pequenos com música, ciência e muita diversão. O evento é gratuito, aberto à comunidade e, para participar, o pai, mãe ou responsável deve se inscrever em https://eventos.iff.edu.br/mostradoconhecimento2022. Depois de completar o cadastro no site, basta escolher a opção “participar” em cada uma das atividades escolhidas.

A abertura da Mostrinha acontecerá no dia 19 de outubro, quarta-feira, com o coral infantil Musicart. A apresentação começará às 19h, sob regência de Thadeu Almeida, que também é presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Bom Jesus do Itabapoana. Na quinta-feira, dia 20, a esperada oficina de impressão 3D promete encantar os pequenos com tecnologia e inovação. Por fim, sexta-feira será o dia de colocar a mão na massa nas oficinas de slime e cupcakes. A primeira acontecerá no Laboratório de Química e vai explicar o processo envolvido na criação da “gosma” que faz sucesso até entre adultos. A segunda, na Cozinha Experimental, é voltada para crianças entre 5 e 10 anos.

Outras duas atrações interessantes serão a sala de astronomia, aberta a visitação, e o dominó matemático. Estudantes de escolas do ensino fundamental já garantiram a participação e as oficinas serão preparadas para trabalhar o conteúdo curricular da matemática na série específica dos visitantes.

Segundo a diretora de Pesquisa e Extensão do IFF Bom Jesus, Sheila Abrahão, a Mostrinha surge com diversos objetivos. O primeiro é aproximar as crianças do conhecimento científico, passando-o de forma lúdica e interessante. “Esse ano a Mostra tem como título ‘Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência e Tecnologia no Brasil’ e trazer as crianças para conhecer essa Ciência e Tecnologia é despertar futuros cientistas”, pondera a diretora. O segundo objetivo é aproximar as famílias do ambiente escolar, trazendo filhos, sobrinhos, primos, irmãos de servidores, colaboradores e alunos para o IFF. O mesmo vale para a comunidade externa, que também pode participar gratuitamente de toda a programação da Mostra do Conhecimento.

Espera-se, ainda, que a Mostrinha apresente às crianças as possibilidades oferecidas pela instituição. “São nossos futuros alunos. Esperamos conquistá-los e despertar neles o interesse para que venham estudar com a gente”, conclui Sheila.

Mais informações sobre a Mostrinha estão disponíveis no site, por onde é possível realizar a inscrição e indicar o interesse em participar gratuitamente das atividades. As vagas são limitadas. Acesse AQUI.