CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Retorno

IFF Bom Jesus inicia Atividades Pedagógicas Presenciais

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 25/11/2021 19h33, última modificação 25/11/2021 20h35
O campus recebe 16 turmas de cursos técnicos integrados, concomitantes e superiores nesta Fase 2 do retorno gradual seguro. Haverá atividades presenciais de terça-feira a sábado.
Atividades Pedagógicas Presenciais no Laboratório de Suinocultura

Em pequenos grupos, estudantes participaram das primeiras atividades presenciais do Campus Bom Jesus.

Os sorrisos agora são expressos pelos olhos, mas foram frequentes e notáveis nos primeiros dias de retorno gradual seguro às Atividades Pedagógicas Presenciais do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana. Algumas lágrimas também fizeram participações especiais em algumas aulas, para marcar a alegria pela chegada de um momento tão aguardado: aos poucos, e respeitando os protocolos de biossegurança, os espaços do IFF Bom Jesus voltam a ser ocupados por estudantes e servidores.

As primeiras turmas foram recebidas na instituição na última terça-feira, dia 23 de novembro, após aprovação, pelo Conselho Superior, do início da Fase 2 no campus. “O primeiro dia foi incrível! Acho que qualquer contato que tivéssemos no ambiente escolar seria maravilhoso. Ver nossos professores, nossos amigos, usar o jaleco de novo, um mix de sentimentos que eu queria viver todos os dias. Depois de tanto tempo longe da escola e tendo apenas momentos on-line, ter esse primeiro contato foi único para todos”, conta a estudante Ana Beatriz Lazarino, do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Química. A turma dela participou de aulas laboratoriais de Química Quantitativa e Qualitativa.

Também na terça-feira os alunos do Técnico Concomitante em Agropecuária tiveram sua primeira aula prática, na maternidade do Laboratório de Suinocultura. A professora Sebastiana Claudia Azevedo acompanhou a turma e se emocionou ao falar sobre o retorno. “Nem dormi, pela expectativa de rever os alunos pessoalmente e pela emoção de estar de volta com esses futuros técnicos. Sabemos que em nossos laboratórios temos informações que à distância não conseguimos transmitir. Aqui as informações precisam ser sentidas, não só vistas. Então temos todos os sentimentos e sentidos envolvidos, e esse sentir, esse envolvimento, é de uma emoção enorme”.

O diretor-geral do IFF Bom Jesus, Leandro Pereira, considera que o retorno dos estudantes traz vida à instituição. “Sentimos que os estudantes estão muito empolgados e alegres de terem retornado às suas atividades práticas. Os docentes também estavam ansiosos. Percebemos que todos os protocolos de biossegurança estão sendo respeitados, o que traz uma tranquilidade neste retorno gradual à presencialidade”, avaliou. A aluna Vitórya Alves, do Curso Técnico em Química, destacou o cumprimento das orientações. “Achei muito bem organizado. Estão seguindo todas as normas à risca. Por mais que a gente sinta falta de ver o campus cheio e de poder estar com os colegas de outros cursos, entendemos que é para nossa segurança”, disse.

O diretor de Ensino, Rafael Gardoni, também manifestou sua alegria e, desejando as boas-vindas, incentivou a todos aproveitarem as possibilidades que o IFF tem a oferecer.

Assistência Estudantil

Retorno Presencial - Lanche.jpgPara oportunizar a participação nas Atividades Pedagógicas Presenciais ao maior número de alunos possível, o IFF Bom Jesus investe em ações de Assistência Estudantil. Alojamento, auxílio transporte e auxílio emergencial são algumas delas. “A equipe DAE se preocupou em mitigar problemas emergenciais dos alunos, como alimentação e moradia; promover a inclusão social, igualdade de oportunidade e permanência e êxito do aluno no campus. São ações que vão além da democratização do acesso”, explica a diretora de Assistência Estudantil, Katia Kawase.

Comprovante de vacinação

O retorno às atividades presenciais não adaptáveis ao modelo remoto obedece o Plano de Contingência Local — aprovado pelo Conselho Superior do IFF — e as resoluções nº 54/2021 e nº 58/2021, que estabelecem as normas e orientações do Instituto para o retorno gradual seguro.

Para o acesso às atividades presenciais, todos os estudantes precisaram comprovar estarem vacinados com pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19. O discente que não apresentar os documentos comprobatórios não pode participar das atividades presenciais. Contudo, é garantido ao estudante continuar matriculado nos componentes curriculares das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.

Protocolos de biossegurança

Para garantir a segurança de toda a comunidade que atua presencialmente na instituição, alunos e servidores devem respeitar os protocolos de biossegurança estabelecidos. A permanência dos discentes no campus fica restrita aos horários de aula e o atendimento nos setores é realizado mediante agendamento prévio. Todos devem levar copos para o consumo de água, tendo em vista que não são fornecidos copos descartáveis. O uso de máscaras durante todo o período de permanência na instituição também é obrigatório.

Mais informações sobre as APP no IFF Bom Jesus estão disponíveis AQUI.