CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

IFF Bom Jesus participará de mais uma ação de limpeza do Rio Itabapoana

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 19/09/2024 11h04, última modificação 19/09/2024 13h33
O projeto “Meu Rio Itabapoana, Minha Vida” acontece desde 2015, com apoio do IFFluminense.
Meu Rio Itabapoana, Minha Vida

Toda a comunidade pode participar das atividades. - Foto: Divulgação

No próximo sábado, dia 21 de setembro, as comunidades de Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e Bom Jesus do Norte (ES) mais uma vez se reunirão em uma importante ação para os municípios. O projeto “Meu Rio Itabapoana, Minha Vida” realizará, pela nona vez, uma mobilização para limpeza do Rio Itabapoana. A primeira aconteceu em 2015, quando também foi realizada uma exposição de objetos retirados do leito do rio que chamou a atenção de quem passava pelo local. Vasos sanitários, colchões, pneus e até sofás foram alguns dos objetos encontrados pela equipe na ocasião. Desde então, o mutirão vem acontecendo anualmente nas cidades.

Além da limpeza, os estudantes do Curso Tècnico em Meio Ambiente do IFFluminense vão desenvolver atividades de educação ambiental junto à comunidade, enfatizando a importância dos recursos hídricos e compartilhando informações sobre preservação e respeito ao meio ambiente. “Esta ação, desenvolvida anualmente pela comunidade das duas cidades, é de grande relevância para a conscientização dos alunos e da população em geral, assim como para a saúde do nosso rio. Temos que ressaltar que dependemos das águas do Itabapoana e que somos parte integradora de sua bacia hidrográfica”, explica o professor Carlos Dambroz, coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Bom Jesus.

Ação Mundial - A programação celebra o Dia Mundial de Limpeza de Rios, Lagos e Praias, neste ano comemorado pela sétima vez no dia 20 de setembro. O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une mais de 190 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. Segundo informações do Instituto Limpa Brasil, desde 2018, 91 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos.

Ação Local - Em Bom Jesus, o projeto Meu Rio Itabapoana, Minha Vida foi idealizado pelo Grupo de Apoio em Calamidades (GAC), com parceria do IFFluminense e outras instituições da região. Um dos objetivos é a sensibilização sobre a importância de preservar a qualidade dos afluentes, bem como promover Educação Ambiental nas cidades. Toda a comunidade pode participar das ações no sábado.

A programação incluirá, ainda, exposições de artesanato, troca de recicláveis por mudas de espécies nativas, troca de óleo de cozinha usado por sabão, assinatura da Carta das Águas e brechó da economia solidária. As atividades acontecerão no Cais da Beira-rio, ao lado da Cedae.