CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Premiação

IFF Bom Jesus passa a integrar Red de Centros de Excelencia no ensino do Espanhol no Brasil

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 13/04/2023 16h00, última modificação 13/04/2023 21h38
Título foi obtido após conquista do segundo lugar no concurso Colegio del año en Español. Rede é formada por 26 escolas no Brasil.

Premiação aconteceu em São Paulo, no dia 29 de março.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana é um dos mais novos membros da Red de Centros de Excelencia no ensino de Espanhol no Brasil. Fruto do desempenho no concurso Colegio del año en Español, onde obteve o segundo lugar na categoria Ensino Médio, a instituição se une a outras 25 escolas do país que contam com o título. O objetivo da rede é compartilhar e divulgar boas práticas de ensino, cooperar em projetos e fortalecer o ensino do espanhol.

A professora de espanhol do IFF Bom Jesus e responsável pela participação no concurso, Anna Carolina Boldrini, esteve presente na primeira reunião da rede, no Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo, no dia 30 de março. A cerimônia de premiação aconteceu na noite anterior e, segundo Anna Carolina, foi um evento especial e memorável, “porque representa o reconhecimento do nosso trabalho e da nossa dedicação em relação ao ensino de espanhol”. Ela recebeu a placa das mãos do cônsul da Espanha em São Paulo, Miguel Gómez Aranda, e afirma também que o concurso possibilita “abrir portas para fortalecer o ensino do idioma no IFF e no Brasil, um idioma que é tão importante para o nosso entorno cultural”, considera. Também participou da cerimônia a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernándes-Palacios.

O reconhecimento nacional e internacional para o IFF Bom Jesus não foi a única conquista possibilitada pela competição. A professora ressalta o surgimento de novas oportunidades para os estudantes em relação à formação plurilíngue e multicultural, como a oferta de uma bolsa de estudos para graduação na Espanha. Os prêmios incluem, ainda, materiais de estudos para o trabalho com o idioma na instituição, cursos de capacitação e atualização na Espanha e na Argentina para o docente, notebook, acesso a webinários e ao acervo eletrônico da biblioteca do Instituto Cervantes de Brasília. Além disso, cinco escolas entre as finalistas do concurso foram sorteadas para um curso on-line da Universidad de Nebrija e o Campus Bom Jesus foi contemplado com a oportunidade.

O concurso Colegio del año en Español é realizado pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes. A premiação visa reconhecer e premiar instituições de ensino e docentes que têm contribuído para a promoção e qualidade do ensino da língua espanhola no Brasil.

Leia mais sobre a participação do IFF Bom Jesus AQUI.