CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Novos alunos

Novas datas para reuniões de orientação sobre benefícios de Assistência Estudantil

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 31/03/2023 08h19, última modificação 31/03/2023 08h23
Encontros acontecerão nos dias 03, 04 e 17 de abril, no auditório do IFF Bom Jesus, para esclarecimento de dúvidas dos estudantes ingressantes em 2023.
Assistência Estudantil

Estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Bom Jesus do Itabapoana ingressantes no ano letivo de 2023, estudantes do terceiro ano que foram reprovados por nota no ano letivo de 2022 e estudantes que estavam com matrícula trancada ou em intercâmbio poderão se inscrever, a partir do dia 12 de abril, para o processo seletivo de concessão Auxílio Transporte, Auxílio Transporte de Fim de Semana, Bolsa Permanência IFF e Bolsa ENEE.

Para esclarecer dúvidas sobre o Edital nº 52/2022, que regulamenta a seleção, serão realizadas reuniões de orientação nos dias 03, 04 e 17 de abril, às 12h e 18h, no auditório do IFF Bom Jesus. Podem participar alunos, pais e responsáveis que necessitem de orientações sobre as inscrições.

Os interessados poderão se inscrever, dentro do prazo, por meio do SUAP. Para acessá-lo, o discente deverá usar o número da matrícula e senha cadastrada por meio do idIFF. Um tutorial com instruções para obter o idIFF está disponível AQUI. Há também um vídeo com orientações para o preenchimento da caracterização socioeconômica durante a inscrição:

Confira os critérios de cada auxílio:

Auxílio Transporte - Fazem jus ao benefício estudantes que não tenham condições de acesso gratuito garantido por ações provenientes de iniciativas públicas municipais ou estaduais; e que residam em área de difícil deslocamento ou acesso dentro de Bom Jesus do Itabapoana ou residir em município distinto daquele em que campus está localizado. O valor do benefício varia conforme a distância entre a residência de origem e o campus.

Auxílio Transporte de Fim de Semana - Destinado aos residentes da Moradia Estudantil do Campus Bom Jesus e não pode ser acumulado com Bolsa Permanência ou ENEE. O objetivo é auxiliar os discentes com o valor de R$ 160,00 para ser usado no transporte de retorno do aluno à sua residência de origem nos fins de semana, que não tenham acesso à gratuidade do passe escolar inclusive na sua totalidade.

Bolsa ENEE - Auxílio financeiro, em dinheiro, no valor mensal de R$ 400,00 para estudantes com necessidades educacionais específicas. É preciso possuir laudo médico que justifique a necessidade educacional específica; não possuir Bolsa Permanência IFF; e ser acompanhado pela equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Bolsa Permanência IFF - Também no valor de R$ 400,00, é oferecida a estudantes que atendam aos seguintes critérios: estar matriculado em curso presencial de nível médio ou superior que não sejam atendidos pela Bolsa Permanência MEC; não possuir Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico; ter ao menos um turno livre para participação nas atividades de acompanhamento social e acadêmico definidas pela equipe da Assistência Estudantil, quando necessário; não possuir Bolsa ENEE; estar matriculado em sua grade curricular do período ou ano letivo em disciplinas que correspondam a, no mínimo, três disciplinas.

A classificação dos candidatos será feita por critério socioeconômico, levando em conta também os requisitos básicos descritos no artigo 18 do Edital

Mais informações estão disponíveis no Portal de Seleções. Acesse a retificação do cronograma AQUI.