CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Bom Jesus

Núcleo de Estudo em Agroecologia promove I Semana de Produtos Orgânicos

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 15/06/2022 21h14, última modificação 15/06/2022 21h31
Evento promoveu troca de saberes entre produtores, comunidade acadêmica e externa.
I Semana de Produtos Orgânicos

Feira da Rede Sabores e Saúde foi reativada durante evento.

O Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus do Itabapoana realizou, no dia 08 de junho, a I Semana de Produtos Orgânicos: Saudáveis por Natureza. O evento foi idealizado a partir da campanha nacional de promoção do produto orgânico, criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e contou com programação diversificada durante todo o dia. Palestra, mesa redonda, debate e até a reabertura da feira agroecológica foram as atrações prestigiadas pelo público.

A reabertura da feira teve participação de funcionários e alunos, que puderam adquirir produtos orgânicos e participar de uma rica troca de saberes com os produtores rurais. Antes da pandemia do novo coronavírus, a feira acontecia frequentemente no campus, promovida pelo projeto Rede Sabores e Saúde, coordenado pelo professor Eduardo Moreira. O retorno foi aprovado pelos clientes, que, na ocasião, também ganharam cupons para experimentar cafés especiais na nova Cafeteria Escola, inaugurada no dia 10.

Dando continuidade à programação, à noite os estudantes dos Cursos Técnicos e Superiores acompanharam a palestra “Alimentação saudável: viver bem é comer bem”; o Café debate com a temática “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)”; e, por fim, a mesa redonda sobre o Panorama geral da agricultura orgânica na região de Bom Jesus do Itabapoana.

“Esses eventos são de grande importância para os alunos vivenciarem a realidade dos produtores rurais e têm potencial para o desenvolvimento rural sustentável da região”, avalia a coordenadora do Núcleo de Estudo em Agroecologia (NEA) do IFF Bom Jesus.

O evento, realizado pelo NEA, teve participação dos produtores orgânicos da região de Bom Jesus do Itabapoana; da empresária Taízes Marques, da empresa Terrafertil; do professor Laert Guerra Werneck; do produtor e empreendedor rural Paulo Sergio da S. Leite; e do extensionista e presidente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos Maurício S. Zanon. Também contou com o apoio da Direção de Pesquisa e Extensão do Campus, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Bom Jesus do Itabapoana e da Comissão da Produção Orgânica no  Rio de Janeiro (CPORG – RJ).