CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Evento Científico

Projetos do IFF Bom Jesus são premiados na Mostra do Conhecimento

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/10/2022 11h22, última modificação 27/10/2022 11h34
Mais de 40 trabalhos foram apresentados durante o evento.
Equipe do Thaumacast

Estudantes do Curso Técnico em Química são responsáveis pela linha "Drops" do projeto.

A programação científica da Mostra do Conhecimento é sempre uma das grandes atrações do evento. As submissões de trabalho começam com meses de antecedência e os participantes já se preparam com a expectativa de conquistar boas avaliações para seus projetos e pesquisas, que são classificados conforme seis diferentes áreas do conhecimento. Na décima edição da Mostra, realizada entre os dias 19 e 22 de outubro, não foi diferente. Foram 44 trabalhos apresentados, três premiações para a categoria “banner” e uma para as apresentações orais.

As 40 apresentações em formato de banner aconteceram no dia 19 de outubro, contemplando as seguintes áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar e Extensão. No dia 21 foi a vez dos quatro trabalhos selecionados para a apresentação oral. Uma equipe de 26 avaliadores, incluindo profissionais do IFF Bom Jesus e de outras instituições, analisou as propostas apresentadas e elegeu os grandes campeões.

O projeto “A curricularização da extensão por meio do uso de podcast: o caso Thaumacast”, coordenado pelo professor Rafael Tardin, do Campus Bom Jesus, foi o grande campeão das apresentações orais. A bolsista Lavínia Soares Boschi falou sobre o projeto para a banca e, segundo ela, a experiência foi de superação. Apresentações escolares sempre lhe causaram ansiedade, o que inicialmente gerou resistência para entrar no projeto Thaumacast. Ela superou o medo, decidiu participar e hoje destaca o impacto da decisão em sua vida escolar e pessoal. “Esse projeto me ensina a me olhar com mais carinho e acreditar mais no meu potencial, a aprender a argumentar com fatos, a querer aprender mais sobre assuntos e matérias que nunca imaginei. Isso se refletiu na minha oratória. Pela primeira vez me sinto segura para falar que fiz uma boa apresentação”, orgulha-se.

Rafael destaca a atuação dos bolsistas no desenvolvimento do projeto, que já sai premiado em sua estreia em um evento científico. “É um sentimento de muita satisfação por ter o trabalho reconhecido, principalmente para os 11 voluntários que se dedicam, que fazem o projeto acontecer. Essa relação com os estudantes, com o ensino, com a extensão, que nos propusemos a fazer, vendo isso se realizar, é muito satisfatório”, afirma. O Thaumacast possui diversas linhas temáticas e as produções do projeto estão disponíveis no site, no Instagram e nas principais plataformas de streaming de áudio.

Entre os trabalhos apresentados no formato banner, o projeto “Produção de massa seca do capim BRS zuri em sistema de pastejo com lotação rotativa em Bom Jesus do Itabapoana”, coordenado pela professora Rosana Cristina Pereira, ficou com o primeiro lugar. O bolsista Gustavo Pimentel foi o responsável pela apresentação e se surpreendeu com o resultado. “Fiquei muito feliz, porque, apesar de ter dado meu melhor, eu sabia que estava concorrendo com pessoas muito boas e empenhadas no que estavam fazendo”, analisou. Foram muitos trabalhos apresentados em sala de aula, mas essa foi a primeira apresentação dele em um evento. Ele destaca a interação com os demais participantes da Mostra e a possibilidade de apresentar o projeto ao público. “Foi incrível”, resumiu.

Também foram premiados os trabalhos “Patrimônio material e imaterial do Vale do Itabapoana: dando voz à memória”, coordenado pela médica veterinária Paula Bastos, e “Atuação da Alqualis Empresa Junior no apoio ao desenvolvimento da cafeicultura e promoção de empreendimentos locais”, coordenado pelo professor Hilton Galvão.

A X Mostra do Conhecimento integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi realizada com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações