CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Assistência Estudantil

Prorrogado prazo das inscrições para concessão de bolsas de auxílio estudantil

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 12/12/2022 12h27, última modificação 12/12/2022 20h22
Estudantes com matrícula ativa em 2022 podem se inscrever até o dia 21 de dezembro, por meio on-line.
Assistência Estudantil

Estão prorrogadas as inscrições para a o processo seletivo que concederá bolsas de auxílio estudantil para os estudantes do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus. O prazo, alterado por meio do Edital nº 63/2022,  vai até o dia 21 de dezembro e os interessados podem se inscrever por meio do Suap. Para acessá-lo, o estudante deverá usar o número da matrícula e senha cadastrada por meio do idIFF. Um tutorial com instruções para obter o idIFF está disponível AQUI. Há também um vídeo com orientações para o preenchimento da caracterização socioeconômica durante a inscrição:

A nova data só é válida para discentes que ingressaram até o ano letivo de 2022 e permanecem com matrícula ativa nos cursos presenciais, Técnicos Integrados ao Ensino Médio Regular e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes e Ensino Superior do IFF Bom Jesus. Para os novos alunos, o prazo será de 12 de abril a 08 de maio de 2023.

O resultado preliminar será divulgado no dia 21 de junho de 2023. Recursos poderão ser protocolados nos dias 22 e 23 de junho de 2023. O resultado final será publicado no Portal de Seleções no dia 30 de junho de 2023.

Confira os auxílios oferecidos e critérios para concessão dos benefícios:

Auxílio Transporte - Fazem jus ao benefício estudantes que não tenham condições de acesso gratuito garantido por ações provenientes de iniciativas públicas municipais ou estaduais; e que residam em área de difícil deslocamento ou acesso dentro de Bom Jesus do Itabapoana ou residir em município distinto daquele em que campus está localizado. O valor do benefício varia conforme a distância entre a residência de origem e o campus.

Auxílio Transporte de Fim de Semana - Destinado aos residentes da Moradia Estudantil do Campus Bom Jesus e não pode ser acumulado com Bolsa Permanência ou ENEE. O objetivo é auxiliar os discentes com o valor de R$ 160,00 para ser usado no transporte de retorno do aluno à sua residência de origem nos fins de semana, que não tenham acesso à gratuidade do passe escolar inclusive na sua totalidade.

Bolsa ENEE - Auxílio financeiro, em dinheiro, no valor mensal de R$ 400,00 para estudantes com necessidades educacionais específicas. É preciso possuir laudo médico que justifique a necessidade educacional específica; não possuir Bolsa Permanência IFF; e ser acompanhado pela equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

Bolsa Permanência IFF - Também no valor de R$ 400,00, é oferecida a estudantes que atendam aos seguintes critérios: estar matriculado em curso presencial de nível médio ou superior que não sejam atendidos pela Bolsa Permanência MEC; não possuir Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico; ter ao menos um turno livre para participação nas atividades de acompanhamento social e acadêmico definidas pela equipe da Assistência Estudantil, quando necessário; não possuir Bolsa ENEE; estar matriculado em sua grade curricular do período ou ano letivo em disciplinas que correspondam a, no mínimo, três disciplinas.

Mais informações podem ser obtidas no Edital nº 52/2022. A retificação está disponível no Edital nº 63/2022.