CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

IFF Bom Jesus

Protagonismo estudantil é destaque da IX Mostra do Conhecimento e II Feira de Oportunidades

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 25/10/2021 20h04, última modificação 26/10/2021 12h12
Atuação e presença dos alunos foi elogiada por organizadores e participantes do evento, que foi encerrado na última sexta-feira, dia 22. Transmissões estão disponíveis no IFF Tube do Campus Bom Jesus.
IX Mostra do Conhecimento e II Feira de Oportunidades do IFF Bom Jesus

Programação aconteceu integralmente de modo on-line.

Foi com compartilhamento de experiências e premiações que a IX Mostra do Conhecimento e II Feira de Oportunidades chegaram ao fim na última sexta-feira, dia 22 de outubro. Três dias de programação, 559 participantes inscritos, 54 palestrantes de diversas instituições do país e do exterior, 18 atividades oferecidas e 61 trabalhos, de seis diferentes áreas, analisados por 25 avaliadores. Já são mais de seis mil visualizações do evento no IFF Tube do Campus Bom Jesus, por onde foram realizadas as transmissões, que podem ser assistidas no canal.

Beleza, tecnologia, agropecuária, química, alimentos do futuro, apocalipse zumbi, diversidade, música... assuntos diversos, que se uniram em torno do tema “ConsCIÊNCIA e Sustentabilidade”, escolhido para esta edição da Mostra. O protagonismo estudantil mais uma vez foi destaque do evento, com várias atividades realizadas por alunos e ex-alunos do IFF Bom Jesus. O encerramento da programação foi uma delas, recebendo egressos para compartilhar suas experiências de ingresso no mercado de trabalho.

O diretor-geral do campus, Leandro Costa, demonstrou grande alegria por receber profissionais formados pela instituição para a partilha de experiências. “Ficamos muito orgulhosos pelo caminho que todos esses alunos trilharam e desejamos que muitos de nossos atuais discentes possam se espelhar e perceber que há um leque enorme de possibilidades em suas respectivas áreas. É nesse intuito que sempre encerramos nossa Mostra do Conhecimento”, disse.

O estudante de Gastronomia William Guimarães, do IFF Cabo Frio, destacou a atuação dos discentes em todo o evento: “gostei, pois teve bastante participação dos alunos nos vários eventos e painéis. Geralmente são sempre professores e especialistas. Além disso, teve temas variados que incluíam várias áreas do conhecimento. Gastronomia, por exemplo, teve dois painéis. Também achei interessante a forma de exposição dos Banners dos Projetos de Extensão, permitindo uma interação por forma de texto”.

O diretor substituto de Pesquisa, Inovação, Internacionalização e Extensão, Hilton Galvão, avaliou positivamente a nona edição da Mostra e segunda da Feira de Oportunidades: “é realizando esses eventos que tentamos atualizar, trazer conhecimento e uma formação de qualidade”, afirmou, agradecendo aos participantes e envolvidos na organização.

Encerrando a programação, o professor Alisson Jordão recebeu egressos para uma conversa bastante interativa, que contou com a participação do público. “Como foi essa experiência de sair do IFF Bom Jesus e se deparar com o mercado de trabalho? Valeu a pena? Quais foram os desafios? Como é o dia a dia profissional de vocês?”, provocou o professor, abrindo o debate.

“Tenho o IFF como uma instituição que me salvou na minha carreira e tenho muito carinho por tudo que vivi no Instituto”, iniciou Lívia Freitas, egressa do Curso Técnico em Informática. “Foram anos de muito aprendizado, muito crescimento na vida acadêmica e profissional, que me fizeram entender quais caminhos eu poderia seguir depois que me formasse, as áreas que eu gostava dentro da Informática. Foi enriquecedor demais passar por essa experiência antes de ingressar na faculdade. Cheguei lá muito mais preparada e segura, pelo que já havia vivido no IFF”, contou. Também participaram da conversa os ex-alunos Isabela Narde, do Curso Técnico em Meio Ambiente; Júlio Cézar Braga, do Curso Técnico em Química; Ediézio de Carvalho, do Curso Técnico em Agropecuária; e Suelen Pains, do Curso Técnico em Alimentos e Superior em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Confira a mesa redonda na íntegra e os depoimentos dos demais convidados:

Todas as atividades da Mostra e da Feira de Oportunidades serão certificadas. Os participantes inscritos e com presença confirmada receberão um e-mail informando a disponibilização dos documentos. Para quem perdeu o evento ou deseja rever alguma palestra ou mesa redonda, as transmissões continuarão disponíveis no IFFtube do Campus Bom Jesus.

  O encerramento também contou com a apresentação dos trabalhos premiados deste ano:

Ciências Biológicas e Ciências da Saúde

Trabalho premiado: Educar em saúde via plataforma digital: um estudo fenomenológico

Autores:  Ana Beatriz Oliveira Lazarino, Victória Delatorre Jonas Gomes, Ana Beatriz Siqueira Delatorre, Ligia Cordeiro Matos Faial

Ciências Exatas e da Terra e Engenharias

Trabalho premiado: Modelos cosmológicos com mais de uma componente para a densidade de energia

Autores: Júlia Alves Galaxe, Nuno Henrique Fonseca Andrade, Felipe de Freitas Moura

Multidisciplinar e Extensão

Trabalho premiado: O gigante micromundo nas redes sociais

Autores: Lucas Souza Muscarelli, Karla Magalhães Ferreira do Amaral, Maria Eduarda Cabral Trindade, Paula Aparecida Martins Borges Bastos

Ciências Agrárias

Trabalho premiado: Produtos lácteos disponíveis no mercado com ingredientes funcionais na sua formulação

Autores: Lucas de Aguiar Tonoli, Milena Pereira Pimentel, Fabiana Carvalho Rodrigues

Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas

Trabalho premiado: Necropolítica em tempos de pandemia do Covid-19: pensar os obstáculos de efetivação da saúde e a escalada de mortes no cenário brasileiro

Autores: Rodrigo Tatagiba Souza, Rodrigo Andrade Dias, Tauã Lima Verdan Rangel

Linguística, Letras e Artes

Trabalho premiado: Sarau Literário do IFF

Autores: Enzo Caitano Côgo, Karina Hernandes Neves

Apresentações orais

Trabalho premiado: Epidemiologia: análise e construção de um modelo matemático e computacional em sistemas complexos para a pandemia da Covid-19

Autores: Luan Crisóstomo Pinto, Rodrigo Lacerda da Silva

Mais informações estão disponíveis em https://eventos.iff.edu.br/mostradoconhecimento2021.