CAMPUS BOM JESUS DO ITABAPOANA

Notícias

Extensão

V Mostra do Conhecimento chega ao fim com recorde de público

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus do Itabapoana publicado 27/09/2017 16h00, última modificação 29/09/2017 10h53
Quinta edição do evento recebeu mais de mil pessoas e aconteceu entre os dias 16 e 21 de setembro, com atividades abertas à comunidade externa.
Palestras, minicursos e oficinas

Salas lotadas para troca de experiências e aprendizados.

A Mostra do Conhecimento é sempre uma semana movimentada para o Campus Bom Jesus e esse ano não foi diferente. Meses de planejamento e preparação culminaram em dias de muitas atividades, aprendizado, produção e compartilhamento de conhecimento, além de momentos ímpares de lazer, esporte, cultura e entretenimento. Além da comunidade acadêmica, o evento recebeu estudantes e profissionais de diversas instituições da região, que tiveram a oportunidade de conhecer os setores do Instituto, bem como os cursos e projetos desenvolvidos no campus.

Cerca 400 discentes do ensino fundamental e médio de escolas públicas municipais, estaduais e de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Bom Jesus e distritos foram recebidos no campus e convidados a visitarem os setores produtivos, desenvolverem experimentos nos laboratórios e aprenderem sobre os cursos técnicos nas respectivas salas temáticas.

Escola EEEFM Horácio Plínio

                                                           A escola EEEFM Horácio Plínio foi uma das instituições que visitaram
                                                          o Campus Bom Jesus durante a Mostra do Conhecimento

Alunos de outras instituições de ensino também marcaram presença, em especial durante o evento científico, com apresentação de trabalhos. A graduanda de Direito Lauanne Monteiro, aluna egressa do IFFluminense, e atual discente da Faculdade Metropolitana São Carlos (Famesc), apresentou um estudo sobre o impacto da publicidade no consumismo infantil, recebendo menção honrosa. “Não tenho palavras para explicar a minha felicidade e gratidão por apresentar esse trabalho no colégio que estudei há cinco anos atrás e ainda sair premiada”, emociona-se. Ao todo, 86 trabalhos foram submetidos à comissão científica, dos quais 12 receberam premiação. Confira o resultado AQUI.

Atividades para todos os gostos

Os dois primeiros dias da Mostra foram de programação esportiva. Os atletas disputaram em modalidades trabalhadas durante as aulas de Educação Física, incluindo danças, lutas, jogos de tabuleiro e desportos, como atletismo, futebol, natação e tênis de mesa. “Não queríamos que os alunos participassem por obrigação, mas por se sentirem realmente motivados com as oficinas e competições”, conta a professora Gislane Leitão. Foram três dias intensos e a atuação dos estudantes na organização e até ministração de oficinas foi fundamental para o sucesso do evento. “O que era para ser uma demonstração das atividades de Educação Física do campus transformou-se em um riquíssimo momento de aprendizagem para todos nós”, avalia Gislane.

Os esportes deram lugar a poesia, música, teatro, dança, debates e outras manifestações culturais do Sarau Literário, que pela primeira vez foi realizado durante a Mostra do Conhecimento, no dia 20. A arte esteve presente em todos os momentos do dia, da preparação à apresentação de personagens muito bem caracterizados e interpretados pelos alunos dos cursos técnicos, ensaiados pelos professores de Língua Portuguesa. “É um trabalho muito bonito que já vem sendo realizado e, durante a Mostra, ganha ainda mais evidência. Esse ano demos bastante ênfase à poesia canônica, da literatura clássica, além das produções dos alunos”, explica a professora Ângela Poz. A tarde de Sarau foi encerrada com premiação dos vencedores do concurso de poesia realizado entre os discentes. A qualidade das produções impressionou os professores, que já pensam em publicar os textos premiados.

Uma das atrações mais esperadas da semana foi a Orquestra de Violões do Campus Campos Centro, encantando a plateia com trilhas sonoras de produções cinematográficas, além de sucessos como Despacito, Hallelujah e Crazy Little Thing Called Love, da banda britânica Queen. A programação cultural continuou noite adentro, com um Sarau Luau considerado por todos um verdadeiro sucesso. Música, poesia e teatro também foram atrações da noite, em um ambiente descontraído e espontâneo.

V Mostra do Conhecimento

Uma cerimônia oficial abriu a V Mostra do Conhecimento na noite do dia 21, quando esteve presente o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFFluminense, Vicente de Oliveira, representando o reitor Jefferson Manhães de Azevedo. A ocasião contemplou também o lançamento do projeto Café com Letras e apresentação do coral IFFencanto.

Mais de mil pessoas estiveram envolvidas em minicursos, oficinas, palestras e mesas redondas. Foram convidados 87 palestrantes, que atenderam a cerca de 930 inscritos em mais de 90 atividades. “Foi uma Mostra do Conhecimento muito robusta, completa, diferenciada e com várias opções para todas as áreas e todos os gostos. Foi um evento bastante proveitoso para toda a comunidade e houve um grande engajamento por parte dos alunos”, destaca o diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Bom Jesus, Daniel Coelho. Para ele, o voluntariado foi um dos grandes destaques desta edição, com discentes atuando junto à comissão de credenciamento, recepção e demais áreas do evento.

Os estudantes também foram protagonistas na ministração de oficinas, como as de xadrez e expressão corporal, bem como atuando nas salas temáticas, onde os visitantes puderam conhecer projetos desenvolvidos na instituição e aprenderem sobre o perfil de cada curso oferecido no campus. Participando pela primeira vez da Mostra, a aluna do curso técnico concomitante em Meio Ambiente Laysla Lacerda aceitou o desafio de apresentar seu projeto de recuperação de mata ciliar e compartilhou o conhecimento com colegas que atuam na mesma área. “Recebemos a visita de um colega que também possui um projeto relacionado a mata ciliar, mas que não sabia algumas informações que compartilhamos aqui, então conseguimos conscientizar as pessoas”, orgulha-se. Foi uma oportunidade também de apresentar os cursos a candidatos do processo seletivo 2018 do IFF, que está com inscrições abertas até o dia 16 de outubro.

Laysla Lacerda

Laysla explicou de maneira didática a importância da mata ciliar
para o solo e biodiversidade da região.

Próxima edição

A VI Mostra do Conhecimento ainda não tem data, mas os planos para a próxima edição são grandes. A ampliação do evento e maior contato com a comunidade são alguns dos objetivos a serem alcançados em 2018. "Queremos realizar eventos na praça e ter maior participação de produtores rurais e empresas também", antecipa o diretor Daniel Coelho.

 

Veja as fotos da V Mostra do Conhecimento em nossa página no Facebook.