CAMPUS CABO FRIO

Alunos do Instituto no Desafio Solar Brasil

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 09/11/2015 15h38, última modificação 09/11/2015 15h38
O barco Costa do Sol e a equipe Solaris do curso de eletromecânica em busca de mais uma vitória, na segunda etapa do DSB, em Cabo Frio.

A segunda etapa Desafio Solar Brasil 2010 – uma competição de barcos movidos a energia solar - aconteceo nos dias 11, 12 e segue nos dias 18 e 19 de setembro, no canal  Itajurú, em Cabo Frio. Neste final de semana a competição começa às 13h, no sábado, e no domingo, a partir das 9 h.
    O barco Costa do Sol, do campus Cabo Frio, do Instituto Federal Fluminense, estará participando e vai tentar a segunda vitória na competição este ano. A equipe do campus, batizada de Solaris, é formada por alunos do curso técnico em eletromecânica e coordenada pelos professores Damião Almeida e Flávio Feliciano. A equipe foi campeã da primeira etapa do Desafio Solar Brasil, que ocorreu no mês de maio, em Niterói.
    O projeto de um barco movido a energia solar é uma atividade extracurricular do curso de eletromecânica e, segundo o professor Damião Almeida,  traz a oportunidade dos estudantes ampliarem seu conhecimento, já que eles participam de todas as etapas: do design do barco até pilotá-lo na competição.  "Esse projeto é a oportunidade de eles terem a vivência do que é ensinado em sala de aula. Exercitam a criatividade, resolvem problemas e ainda criam o compromisso de cumprir prazos e trabalhar em equipe, conclui Damião.
     No ano passado, a equipe Solaris, obteve a 5ª colocação no Desafio Solar Brasil 2009, realizado em Paraty, e recebeu da organização do evento o prêmio do barco com melhor design.
    A competição Desafio Solar Brasil tem o objetivo de estimular a ampliação de tecnologias para fontes limpas de energia, assim como incentivar pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento da indústria marítima brasileira e é promovida pelo Pólo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

(Publicado originalmente em 15/09/2010)