CAMPUS CABO FRIO

Campus Cabo Frio realiza palestras para campanha outubro rosa

por admin publicado 19/10/2023 17h34, última modificação 26/10/2023 09h35
A coordenação do curso de Tecnologia em Hotelaria promoveu palestra sobre a conscientização no combate o câncer de mama.
Outubrorosa

As palestrantes convidadas foram a nutricionista oncológica Ana Paula Queiroz e a chefe de cozinha, Samantha Laurindo.

A nutricionista destacou alguns sintomas do câncer e a importância de diversos alimentos na prevenção ou melhorias do paciente oncológico, informando sobre suas propriedades e como a alimentação adequada pode atuar no combate a doença, e também apresentou sua experiência baseada na alimentação das culturas indígenas.

Já a chefe de cozinha e ex-aluna do Campus Cabo Frio, Samantha Laurindo, destacou sua luta contra o câncer e como a gastronomia a ajudou na superação da doença. Durante a palestra, Samantha contou que : " Aos 24 anos descobri um câncer e foi nesse momento minha vida parou, quando toda tormenta passou precisei me reinventar e começar do zero. Foi aí que por forte influência de uma amiga cozinheira  que comecei a cozinhar em residências de Búzios, fui atrás de mais conhecimento e me formei em Gastronomia pelo Instituto Federal Fluminense. Graças a minha história de superação também sou voluntária engajada na luta contra o câncer no hospital do câncer HECI - ES, onde ajudo pacientes a levar a luta contra o câncer de um forma mais leve."

A coordenadora do curso de hotelaria, Adriana Braga, entende que a informação é o melhor meio de prevenção e que deve estar sempre inserida nos processos educacionais.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), participa do movimento desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o assunto, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.