CAMPUS CABO FRIO

Notícias

Evento

Coordenação de políticas educacionais promoveu fórum de gestores

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 07/07/2023 17h28, última modificação 07/07/2023 17h28
O campus Cabo Frio recebeu, na última quarta-feira (5/7), gestores e diretores das escolas públicas da Região dos Lagos.
Mônica Ramos, Manildo Marcião, Romilda Suinka e Lílian Figueiredo compuseram a mesa redonda

  O Fórum de Gestores da Educação Pública da Região dos Lagos promovido pelo Campus Cabo Frio contou com uma mesa redonda onde foi discutido o tema: Gestão Pública Pós-Pandemia: Desafios na Educação Básica, e foi composta por especialistas no campo da educação: a professora Romilda Suinka, subsecretária de Educação do município de Arraial do Cabo,  Lilian da Conceição Oliveira, da Secretaria de Educação do município de Araruama; Manildo Marcião, Diretor de Ensino Superior e  Mônica Ramos, professora, ambos do do Campus Cabo Frio. 

 Os especialistas apresentaram as dificuldades e mudanças que ocorreram após o período pós-pandêmico e como isso afetou a educação pública na Região. Segundo Romilda Suinka, a crise sanitária provocou impactos significativos no sistema educacional, exigindo respostas mais eficazes por parte dos gestores públicos para "recuperar o tempo perdido". "E, atualmente, estamos nos estruturando para que essa resposta seja mais breve possível", descreve a professora.

  Participaram do evento, o Secretário de Educação do município de Búzios, Rodrigo Ramalho de Almeida, o diretor geral do Campus Arraial do Cabo - IFRJ,  David Barreto e diretores e representantes das escolas dos municípios da Região dos Lagos.

 O fórum teve como objetivo  promover a discussão e a troca de conhecimentos entre diretores da educação básica. "O intuito principal do Fórum foi provocar a reflexão desse novo cenário após dois anos de atividades online. E também foi a oportunidade de ouvir educadores públicos ligados as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) sobre as  perspectivas dessa retomada.", destaca Aline Amaral, coordenadora de política educacional.  

Fórum de Gestores da Educação Pública da Região dos Lagos

  Esse fórum foi idealizado pelo Diretor de Ensino Básico do Campus, Thales Bittencourt e organizado pela Coordenação de Políticas Educacionais.

     Segundo o diretor, o fórum de gestores foi pensado para conectar as diferentes redes da educação da Região dos Lagos, e uma forma de iniciar uma agenda em comum, com o objetivo de cooperarmos para a elevação da qualidade da educação da região. Nós, do Campus Cabo Frio, estamos com as portas abertas para receber os parceiros da rede municipal e da rede estadual, pois só conseguiremos vencer os desafios do pós-pandemia se trabalharmos em conjunto.

     Victor Saraiva, Diretor Geral do campus, também ressaltou que essas ações fazem parte da política institucional, já que a missão do IFF é atender as demandas da educação através do diálogo aberto, compartilhando  experiências e  boas práticas relacionadas à gestão educacional.