CAMPUS CABO FRIO

Alunos organizam "Virada Cultural"

por admin publicado 30/06/2010 14h20, última modificação 15/12/2017 11h05
O evento Virada Cultural, organizado pelo Grêmio do campus Cabo Frio, começa nesta quarta-feira, dia 30 de junho.

A "Virada Cultural" envolvendo todos alunos dos cursos técnicos integrados do campus, é realizada no período da tarde de hoje e durante todo o dia de amanhã.  Com o objetivo de permitir ao aluno contato com diferentes manifestações da cultura e pesquisa, usando a criatividade, o evento enfoca duas vertentes: a África - valorizando o lado positivo do continente, com sua cultura e rica história, e a cultura/contra-cultura - incentivando um olhar mais crítico, valorizando as produções independentes e alternativas à conhecida "indústria cultural".

A ideia surgiu de trabalhos propostos por alunos e pelos professores Adriana Peixoto e Vinícuis Teixeira, das disciplinas de sociologia e história e incentivou toda a escola a sair da sala de aula e proporcionar aos servidores e a comunidade participar dos trabalhos desenvolvidos por estas disciplinas, promovendo a integração dos professores , servidores e alunos.

Para a professora Adriana Peixoto, uma das incentivadoras da Virada Cultural, este tipo de trabalho influencia o dia-a-dia do aluno, valorizando a criatividade e a autonomia do processo de aprendizagem. "O processo de organização dos trabalhos expostos no espaço escolar representa uma contracultura da cultura escolar hegemônica, pois subverte a hierarquia dos espaços e a mecanização do processo de ensino-aprendizagem, assim, ocorre a articulação da ciência, tecnologia, arte e cultura, proposta pela nova institucionalidade dos Institutos Federais, complementa o professor Vinícius Teixeira.

A aluna e diretora social do Grêmio, Bárbara Rocha, ressalta que: " todos entendemos este tipo de evento como primordial para a nossa formação como cidadãos, já que contribui para dirimir preconceitos, desenvolver o senso crítico e aprender a trabalhar em grupo. Estamos todos muito felizes com o resultado do nosso empenho."

A virada Cultural termina amanhã e receberá visitas de várias escolas públicas e da comunidade.