Notícias
II Encontro discute rumos da EPT
Durante três dias foram discutidas as políticas públicas implementadas nos Institutos Federais, delineadas nas ações afirmativas, na proposta vertical do ensino e no novo plano nacional de educação. O evento recebeu nomes de estudiosos da educação profissional como Gaudêncio Frigotto e Dante Moura. Ambos analisaram a relevância da educação profissional e seus impactos na sociedade. Também foram discutidas as questões acadêmicas e administrativas dos IF´s, suas dificuldades e soluções.
Além das palestras, foram apresentados trabalhos de servidores e alunos e o "espaço de diálogos" desenvolveu a proposta de troca de conhecimento a partir da apresentação dos trabalhos.
Para a comissão organizadora do Encontro, o saldo foi muito positivo em virtude da ampliação do diálogo entre as instituições, além da possibilidade de multiplicar ideias e experiências. Segundo o professor do IFRJ e membro da Comissão Organizadora, Marcelo Japiassú, "o evento foi muito exitoso porque a sua estrutura foi pensada para expandir as "trocas" intelectuais, de pesquisa e de análise do ensino profissional na região. Além disso, conseguimos proporcionar aos participantes palestras de pessoas de renome nacional, referência na questão das políticas educacionais referentes ao Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Brasil", ressalta.
O intuito é que o Encontro ocorra todos os anos mantendo a importância da reflexão acerca do processo educacional aplicado nos
Institutos, com as avaliações sobre as práticas pedagógicas, da formação docente e da gestão acadêmica.