CAMPUS CABO FRIO

Mesa redonda discute pesquisa na região

por admin publicado 24/10/2013 14h47, última modificação 15/12/2017 11h05
O campus Cabo Frio promoveu, na Semana de C&T, uma mesa redonda com a presença do deputado Jânio Mendes e do secretário de C&T de Búzios, João Rafael, para discutir os rumos da pesquisa na região.

O campus Cabo Frio, promoveu, na Semana de Ciência e Tecnologia, atividades de visitação das escolas do município de Cabo Frio, assim como, uma mesa redonda com o tema "As Perspectivas do Desenvolvimento de Pesquisas na Região dos Lagos", com a presença do deputado estadual Jânio Mendes -  Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ e do secretário municipal de C&T do município de Armação dos Búzios, João Rafael Abreu.

Mediado pelo Prof. DSc. Victor Barbosa, o debate sobre a perspectiva das pesquisas na região convergiu para uma discussão sobre a carência de investimentos em pesquisas científicas no interior do Estado do Rio de Janeiro, neste caso, a Região dos Lagos. O desfecho do debate resultou na sugestão do deputado Jânio Mendes, para a realização, no campus Cabo Frio, de uma audiência pública com o presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, Ruy Garcia Marques, o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Reis, e representantes das instituições que desenvolvem pesquisa na Região, com o objetivo de identificar as demandas de pesquisas locais e criar um fomento para que as instituições do interior também possam participar ativamente em editais para desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnologia e inovação.

Segundo o diretor do campus, Anderson Cortines, o Governo Federal conseguiu interiorizar a educação por intermédio dos Institutos Federais que formam e capacitam para a área profissional e tecnológica, graduação e pós-graduação.  "Agora é papel do Governo do Estado incentivar a complementação da educação, com os editais de pesquisa", corrobora o deputado Jânio Mendes.

A equipe gestora do campus se comprometeu a entrar em contato com as instituições de pesquisa da região para marcar uma data para a realização da audiência pública, de acordo com a agenda dos representantes do Governo estadual.