CAMPUS CABO FRIO

Notícias

Núcleo de gênero é implantado em Cabo Frio

por admin publicado 26/05/2015 14h55, última modificação 15/12/2017 11h05
O núcleo de gênero iniciou suas atividades com um curso de formação inicial para qualificar mulheres da comunidade São Jacinto, distrito de Cabo Frio.

Foram selecionadas 28 mulheres em situação de vulnerabilidade social para participar do curso de formação inicial em produtos alimentícios artesanais. O critério de escolha para o curso ocorreu em parceria com a Fundação Santo Agostinho (FUNSAG). 

O objetivo do projeto é viabilizar o acesso da população feminina desta comunidade aos cursos de qualificação, visando sua inclusão educativa e sua promoção social e econômica. Para a pedagoga Mônica Fiúza, o curso é somente uma das ações a serem desenvolvidas durante este ano letivo. "Ainda iremos agregar outras ações com o objetivo de fomentar a equidade de gênero e o empoderamento dessas mulheres," ressalta Fiúza. 

O Núcleo foi implantado no campus através de edital vinculado a Diretoria de Pesquisa e Extensão, é formado pela equipe multidisciplinar da Diretoria de Assuntos Estudantis e pretende ser um espaço permanente de estudo, reflexão e produção de conhecimento sobre a questão de gênero. Também proporcionará a discussão de temas pertinentes à mulher por meio de fóruns, assim como oficinas de qualificação para incentivar a autonomia, sustentabilidade e construção da cidadania.