CAMPUS CABO FRIO

Equipe Solaris é campeã do DSB 2010

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 09/11/2015 17h06, última modificação 09/11/2015 17h06
A equipe Solaris vence a segunda etapa do Desafio Solar Brasil, com o barco Costa do Sol. A comunidade do campus parabeniza a toda equipe.

A equipe Solaris com o barco Costa do Sol foi campeã da segunda etapa do Desafio Solar Brasil 2010, neste último final de semana, em Cabo Frio.

Para ser vencedor da competição, o barco tinha que realizar um trajeto com o menor tempo. Isso significa que o barco, movido a energia solar, utilizou sua energia com maior eficiência. O circuito foi realizado no canal do Itajurú e a equipe do campus Cabo Frio conseguiu agregar economia de energia, habilidade e o desenvolvimento de um bom circuito elétrico. Com isso, o barco Costa do Sol obteve no total 2h de vantagem em relação aos outros competidores.

Essa é a segunda vitória da equipe nessa mesma competição. A primeira foi no mês de maio, em Niterói. Para o professor Damião Almeida, coordenador do projeto, a  vitória é fruto do empenho e da dedicação da equipe, mas também da competência e criatividade dos alunos na execução do sistema elétrico da embarcação."

O projeto de um barco movido a energia solar é uma atividade extracurricular do curso de eletromecânica e é coordenado pelos professores Damião Almeida e Flávio Feliciano. Eles destacam que o projeto trouxe a oportunidade dos estudantes ampliarem seu conhecimento, já que eles participam de todas as etapas: do design do barco até pilotá-lo na competição.  Além de pôr em prática o ensinamento de sala de aula, exercitam a criatividade, resolvem problemas e ainda criam o compromisso de cumprir prazos e trabalhar em equipe.

A próxima fase do DSB 2010 será no final mês de outubro, em Paraty, município ao sul do estado do Rio de Janeiro.

A competição Desafio Solar Brasil é promovida pelo Pólo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem como objetivo  estimular a ampliação de tecnologias para fontes limpas de energia, assim como incentivar pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento da indústria marítima brasileira.

(Publicado originalmente em 22/09/2010)