CAMPUS CABO FRIO

IF Fluminense selecionado para convênio com a França

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 09/11/2015 17h24, última modificação 09/11/2015 17h24
Com o acordo de cooperação bilateral o Instituto poderá promover intercâmbios com Liceus franceses para a capacitação de professores e alunos.

Foi publicado, na última quarta-feira, no Diário Oficial da União, o resultado da chamada pública sobre o acordo de cooperação bilateral entre os governos do Brasil e da França, que visa o desenvolvimento de projetos de educação entre  os países.  Entre as iniciativas previstas estão o intercâmbio na formação de professores de educação profissional e tecnológica ou de educação à distância, promoção do acesso, permanência e bom desempenho dos estudantes e certificação profissional.

O IF Fluminense foi contemplado neste acordo, junto com o IF Santa Catarina, Brasília e Tocantins, nas áreas de turismo, hotelaria e gastronomia. Dessa forma, o Instituto poderá realizar a capacitação de professores e alunos através de intercâmbio com os Liceus franceses. Para o campus Cabo Frio, especificamente, é de grande importância o acesso a este convênio, já que o campus oferece cursos nestas áreas.

Para a diretora do campus, Romilda Suinka, alunos e professores poderão ter uma capacitação específica para as áreas de hotelaria e gastronomia. “é um ganho para todo o Instituto e também para a Região dos Lagos. Primeiro porque os alunos e professores poderão se capacitar com o que há de mais especializado na área, e a região contará com uma mão-de-obra mais competente e especializada”, ressalta a diretora.

(Publicado originalmente em 22/09/2010)

Além do IF Fluminense foram contemplados o IF Sul-Rio-Grandense, em parceria com o IF Minas Gerais e Rio Grande do Norte, na área de indústria eletrônica , o do Rio de Janeiro, em parceria com os de Tocantins e do Paraná, na área de saúde pública e assistência social;  e o de São Paulo com projeto na área de indústria aeronáutica.

O Instituto Federal fluminense também está negociando Parceria com o HCC (Houston Community College) e o IFES (Instituto federal do Espírito Santo), na criação do ICELT (Internacional Center for Education, Language and
Technologies), que pretende possibilitar futuro intercâmbio de professores e alunos para aprendizagem e aperfeiçoamento de Línguas.