CAMPUS CABO FRIO

Formatura

IFF Cabo Frio divulga orientações para os formandos

por Assessoria de Comunicação IFF Cabo Frio publicado 26/08/2024 19h34, última modificação 29/08/2024 16h28
Cerimônia é destinada aos que concluíram cursos em 2023.2 e 2024.1
IFF Cabo Frio divulga orientações para os formandos

Amanda Mesquita/IFF Cabo Frio

O IFF Cabo Frio irá realizar nos dias 11, 12 e 13 de setembro, às 18h30, as cerimônias de formatura dos cursos Técnicos Integrados em Química e Hospedagem, Técnicos Concomitantes em Cozinha, Eventos e Eletromecânica, Licenciaturas em Biologia e Química, Bacharelado em Engenharia Mecânica e Tecnólogos em Hotelaria e Gastronomia.

A formatura é organizada pela Coordenação de Comunicação e Eventos do campus com o apoio das Direções Geral, de Ensino e de Administração; das coordenações de curso; da Coordenação de Registro Acadêmico e das comissões de curso.

• Quem pode participar da cerimônia?

A participação na sessão solene é obrigatória para todos os estudantes que desejam colar grau e que estão aptos, ou seja, que concluíram com êxito todas as disciplinas e que não possuem pendências com o IFF (biblioteca, documentação, etc).

Também podem participar da cerimônia, estudantes que já colaram grau e que não participaram da sessão solene. Neste caso, a participação será simbólica e você precisa entrar em contato com a comissão de formatura do seu curso.

Confira aqui a relação de estudantes aptos a participarem da formatura.  (em breve)

Se você se considera apto a participar da cerimônia, deseja colcar grau, mas seu nome não consta na lista, entre em contato entre em contato com o coordenador do seu curso ou com o Registro Acadêmico pelo e-mail ra.cabofrio@iff.edu.br

• Qual a data da formatura do meu curso?

11/09 - Cursos técnicos integrados: Hospedagem e  Química

12/09 - Cursos técnicos concomitantes: Cozinha; Eletromecânica; Eventos

13/09 - Cursos superiores: Hotelaria; Gastronomia; Lic Biologia; Lic Química; Engenharia Mecânica

• E se eu não desejar participar da sessão solene?

Para a obtenção do grau (técnico, tecnólogo, bacharel ou licenciado) é necessária a Colação de Grau, formalizada mediante a assinatura da Ata elaborada pelo Registro Acadêmico do campus. A colação de grau pode ser realizada em dois momentos: sessão solene e colação em Gabinete. A primeira é a tradicional cerimônia de formatura aberta ao público, realizada no Anfiteatro do campus. Já a colação em gabinete é aquela realizada no gabinete do diretor-geral ou on-line e destinada para  casos específicos e devidamente justificados.

Ou seja, se você deseja obter seu título precisa participar da sessão solene e colar seu grau.

Confira aqui os casos previstos para colação antecipada ou postergada em gabinete.

• Como é realizada a sessão solene?

A cerimônia é realizada no anfiteatro do campus e sua organização é baseada no Guia de Cerimonial, Protocolo e Eventos da Rede Federal de Educação. Ela consta das seguintes etapas: Aberturada solenidade; Composição da mesa de honra; Entrada dos formandos por turma; Execução do Hino Nacional; Abertura oficial pelo(a) Reitor(a) ou seu representante legal; Juramento; Entrega de diplomas; Outorga do grau e discurso do Reitor ou seu representante legal; Discurso do(a) orador(a); Homenagens /discursos;Discurso do(a) Diretor(a) de campus e encerramento da cerimônia.

• Como são realizadas as homenagens?

As homenagens são destinadas aos servidores do IFF Cabo Frio e cada curso deve indicar um nome para cada categoria: docente, técnico administrativo, colaborador terceirizado e um paraninfo.

Confira aqui a relação de servidores do IFF.

• Que horas eu devo chegar na cerimônia?

Todos os formandos deverão comparecer no Anfiteatro do bloco J, às 17h30. A primeira chamada para a organização da fila de entrada será às 18h e a segunda e última, às 18h15. A chegada após este horário impossibilita a participação do formando.

• Quantos convidados cada formando tem direito?

Devido a capacidade do auditório, cada formando tem direito a 5 convidados. Necessidades específicas de convidados devem ser comunicadas a Coordenação de Comunicação e Eventos com antecedência pelo e-mail ascom.cabofrio@iff.edu.br

Clique aqui para acessar os convites digitais.

• Como será a assinatura da Ata de Colação de Grau?

A participação na cerimônia não garante a colação de grau do estudante. O que de fato, formaliza a formatura é a assinatura da Ata de Colação de Grau. O documento é elaborado pelo Registro Acadêmico do campus e disponibilizado para assinatura após a cerimônia de formatura, via SUAP. Assim, o formando precisa estar atento para realizar a assinatura dentro do prazo.

• O que mais eu preciso saber para participar da cerimônia?

Além das informações acima é imprescindível que o formando leia atentamente o documento “Orientações para participação na Formatura”.

Clique aqui para acessar as  orientações.

O que a Comissão de Formatura dos cursos precisa fazer?

A Comissão representa as decisões da turma e é responsável por transmitir as decisões coletivas. Uma função importante da comissão é o preenchimento e envio do "Formulário de Participação na Formatura" para a Coordenação de Comunicação e Eventos. Neste documento devem constar informações tais como: número de formandos, nome dos homenageados, lista de formandos (aptos e de participação simbólica).

Clique aqui para acessar o formulário, lembre-se que ele precisa ser enviado até o dia 30/08 (sexta-feira) para o e-mail ascom.cabofrio.iff.edu.br

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents