Notícias
Arte e Cultura
IFF Cabo Frio lança revista “What iff?”
Capa da primeira edição
O IFF Campus Cabo Frio ganhou nova ferramenta de comunicação a “What iff?”, uma revista digital que promete retratar de maneira descontraída o que há de melhor no Campus. A ideia é promover uma reflexão sobre a atuação dos trabalhadores e estudantes da instituição, para que a comunidade se conheça melhor, se aproxime e que haja uma maior interação entre seus membros.
A revista terá periodicidade trimestral e tem como público-alvo estudades, servidores, trabalhadores terceirizados e familiares de todos. O idealizador e editor-chefe da “What iff?”, Leonardo Pereira da Silva é professor da área de Eletromecânica do IFF Cabo Frio.
Comunicação IFF Cabo Frio: Como surgiu a ideia de criar uma revista para o Campus Cabo Frio?
Prof. Leonardo Pereira da Silva: A ideia inicial surgiu em conversas no campus que tratavam de quantas coisas legais acontecem aqui e de como é rica a nossa comunidade escolar. Um veículo de comunicação no Campus com grande participação dos estudantes parecia uma boa iniciativa, mas ainda distante. A ideia foi aprofundada no mestrado ProfEPT do campus Mesquita do IFRJ que estou cursando, e tomou forma como um Produto Educacional. Agora é também um projeto de Arte e Cultura do Campus Cabo Frio aprovado no edital 08/2024. As estudantes Ana Julia Maron e Mariana Santos Siebra foram selecionadas como bolsistas e temos a participação de vários estudantes voluntários que formam o conselho editorial da revista. O conselho editorial da revista se reúne todas as quartas. Nas reuniões decidimos juntos sobre os vários temas. Ouvimos as sugestões de todos e distribuímos as tarefas.
Comunicação IFF Cabo Frio: Por que fazer uma revista? Como foi a escolha do formato da publicação?
Prof. Leonardo Pereira da Silva: O Campus possui a comunicação institucional e a mesma tem o seu propósito, a revista tem um propósito um pouco diferente, por exemplo, em uma entrevista, além dos aspectos que envolvem o trabalho do entrevistado queremos conhecê-lo um pouco mais, queremos saber que tipo de música ele ouve, queremos dicas de cinema, séries, livros. Um outro objetivo da revista é pensarmos sobre quem somos e sobre nossa atuação enquanto instituição educacional, lembrarmos de como éramos no início de nossas atividades e pensarmos nas perspectivas de futuro. Contribui também no resgate e registro da nossa memória e incentiva a Divulgação Científica. O formato digital traz a vantagem da fácil circulação e inserção de links para sites com mais informações sobre os assuntos tratados, mas publicar a versão impressa também é algo que consideramos como possibilidade.
A primeira edição da revista foi lançada em 30 de outubro de 2024 e traz uma matéria sobre a origem do Campus Cabo Frio, uma entrevista com o diretor-geral prof. Thales Bittencourt, uma matéria sobre a fotografia pinhole, dicas de cinema e a divulgação de trabalhos artísticos de membros da comunidade escolar.
Para ler a revista clique aqui!