CAMPUS CABO FRIO

Notícias

Avaliação

Licenciatura em química do Campus Cabo Frio tem nota máxima no ENADE

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 29/09/2022 16h07, última modificação 29/09/2022 16h07
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avaliam os cursos de graduação. As notas foram referentes aos cursos de licenciatura em biologia, química e física.

 O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE/2021. O curso de licenciatura em química do Campus Cabo Frio obteve a nota 5, que é a nota máxima da avaliação. Já os cursos de licenciatura em biologia e física, alcançaram, ambos, nota 4. 

 De acordo com o processo de avaliação, os cursos de licenciatura do Campus Cabo Frio melhoraram a média do ano anterior, além de estarem acima da nota mínima que é 3, e, apesar do impacto da pandemia a Instituição conseguiu melhorar sua qualidade, de acordo com o instrumento do Inep.

   O conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes. A cada ano o há  um ciclo avaliativo expressos em escala contínua e em cinco níveis, sendo um importante instrumento de avaliação da educação superior brasileira. 

  Segundo o diretor de ensino superior, Renato Cerqueira, "o trabalho dos coordenadores de curso e do corpo docente junto com a dedicação dos nossos alunos mostra o compromisso do campus Cabo Frio com a oferta da educação superior de qualidade  na região dos Lagos.", ressalta. 

 Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.