Notícias
Eleições
"Apresentaremos para a comunidade a estrutura organizacional, com as respectivas atribuições de cada setor, e agenda de reuniões do CoCam. Faremos a oficialização dos fóruns e núcleos para participação ativa da comunidade."
O candidato a diretor-geral do campus Cabo Frio, Alexandre Peixoto, é professor do curso de Licenciatura em Física e do Bacharelado em Engenharia Mecânica. O número da candidatura é 306.
As eleições para reitor do IFF e diretores-gerais dos campi acontecem em 6 de dezembro.
Portal IFF — O que o senhor vai fazer nos primeiros 100 dias do mandato?
Alexandre Peixoto — Iniciaremos nosso mandato buscando formas de viabilizar o restaurante estudantil e tratativas com agentes públicos locais sobre a melhoria do transporte para o campus. Apresentaremos para a comunidade a estrutura organizacional, com as respectivas atribuições de cada setor, e agenda de reuniões do CoCam. Faremos a oficialização dos fóruns e núcleos para participação ativa da comunidade.
Portal IFF - Quais áreas do campus precisam ter mais investimentos e como fazer?
Alexandre Peixoto - A principal questão é a alimentação estudantil. Atividades culturais e esportivas também demandam recursos de forma significativa. Tais investimentos serão viabilizados por meio do orçamento participativo, e busca ativa de novas fontes de recursos.
Portal IFF - Na sua gestão, o que vai mudar no ensino, pesquisa e extensão?
Alexandre Peixoto - Nossa gestão mudará completamente o que vem sendo implementado nos últimos anos no que diz respeito à participação efetiva da comunidade. Acreditamos na construção coletiva e propomos uma gestão participativa. Daremos voz a nossa comunidade de forma ampla por meio de fóruns e núcleos. Com o envolvimento efetivo da comunidade as ações de ensino, pesquisa e extensão serão mais efetivas. A extensão é o caminho para estabelecermos pontes duradouras com a comunidade externa, e com isso seremos capazes de melhorar nossos cursos para o atendimento das reais demandas da população, assim como identificar problemas para nossa pesquisa atuar.
Portal IFF - O que propõe para evitar a evasão escolar?
Alexandre Peixoto - A questão da evasão perpassa muitos temas, apresentamos ações que em conjunto irão melhorar a permanência e êxito. Entre elas destaco: viabilização do restaurante estudantil; atividades culturais, esportivas e científicas visando maior sensação de pertencimento dos estudantes com o curso/campus e a formação integral de forma ampla como é a missão dos Institutos Federais; atuação constante dos coordenadores de curso na divulgação dos mesmo para captação de estudante e junto às empresas da região.
Portal IFF - Quais as propostas para os servidores técnico-administrativos e professores?
Alexandre Peixoto - Nossas propostas não são focadas em pessoas ou grupos específicos, acreditamos no coletivo! Nossas ações são voltadas para o campus, visando a melhoria do mesmo a médio e longo prazo, acreditamos que tais ações irão trazer inúmeros benefícios, não só para servidores do campus, mas para todas/os Trabalhadoras/es pela Educação de nossa instituição, além obviamente, das/os estudantes e comunidade externa, aos quais temos a missão de servir.
Portal IFF - Qual a sua visão sobre flexibilização e teletrabalho?
Alexandre Peixoto - Considero uma ferramenta gerencial importante. Iremos estabelecer e aplicar critérios explícitos para o incentivo e manutenção do Programa de Gestão de Desempenho, com assessoramento aos setores e trabalhadoras/es pela Educação para seu melhor aproveitamento.