CAMPUS CABO FRIO

Eleições

"Vamos abrir a discussão sobre a realocação dos servidores nos setores. Vamos precisar repensar os espaços, funções e ações e dar início ao cronograma de reuniões para aplicação do Orçamento Participativo. "

por Comunicação Social Campus Cabo Frio publicado 24/11/2023 18h12, última modificação 24/11/2023 18h12
Entrevista com o candidato a diretor-geral do Campus Cabo Frio, Nei Cipriano.
O candidato a diretor geral, Nei Cipriano.

O candidato a diretor-geral do campus Cabo Frio, Nei Cipriano, é professor do curso de  Licenciatura em Física e do Bacharelado em Engenharia Mecânica do Campus Cabo Frio. E o número da candidatura é 305.

As eleições para reitor do IFF e diretores-gerais dos campi acontecem em 6 de dezembro.

Portal IFF — O que o senhor vai fazer nos primeiros 100 dias do mandato?

Nei Cipriano — Abrir a discussão sobre a realocação dos servidores nos setores. Vamos precisar repensar os espaços, funções e ações. Reunir com a equipe toda do setor de administração e infraestrutura para tirarmos um nome para ocupar a Direção de Administração e Infraestrutura e as coordenações de Administração, Almoxarifado e Patrimônio e de Contabilidade. Dar início ao cronograma de reuniões para aplicação do Orçamento Participativo.

Portal IFF - Quais áreas do campus precisam ter mais investimentos e como fazer?

Nei Cipriano - Na prática do Orçamento Participativo as deliberações sobre prioridades e investimentos será indicada e votada pela comunidade. Contudo, a Gestão pretende apresentar as demandas por: alimentação dos alunos; melhora na acústica das salas de aula (qualidade de vida do docente e dos estudantes); melhoria e manutenção da energia elétrica; melhorar os espaços físicos e equipamentos para os colaboradores.

Portal IFF - Na sua gestão, o que vai mudar no ensino, pesquisa e extensão?

Nei Cipriano - Vamos voltar a uma Direção de Ensino única, com duas grandes coordenações acadêmicas/pedagógicas (ensino superior e educação básica) e retornar com a Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, resgatando o tripé institucional: ensino-pesquisa-extensão/inovação.

Portal IFF - O que propõe para evitar a evasão escolar?

Nei Cipriano - Atacar a questão do transporte para o ensino superior, fortalecer o programa de monitoria para o ensino médio e superior, trabalhar com os docentes buscando estratégias para inclusão e acolhimento, fortalecer as ações de acolhimento e adaptação de alunos junto ao NAPNEE, NUGEDIS e NEABI e melhorar a comunicação interna.

Portal IFF - Quais as propostas para os servidores técnico-administrativos e professores?

Nei Cipriano - Todos terão lugar de fala, fortalecimento do trabalho da CPPD e CIS-PCCTAE como órgãos consultivos e orientadores das ações. Integrar as ações de extensão e pesquisa dentro do horário docente e das atribuições dos TAE.

Portal IFF - Qual a sua visão sobre flexibilização e teletrabalho?

Nei Cipriano - O teletrabalho e a flexibilização são importantes e serão discutidos setor a setor, servidor a servidor. O desmonte da educação pública está em curso há no mínimo 30 anos. E com a pandemia, a tecnologia mostrou que, talvez, não sejam necessárias tantas pessoas atuando em uma instituição de ensino. Então, vamos tratar de forma séria como fazer para manter o bom funcionamento presencial do Campus e a qualidade do trabalho para o servidor de forma remota ou flexibilizada.