CAMPUS CABO FRIO

Seminário reflete sobre o trabalho no cotidiano

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 03/12/2015 16h06, última modificação 03/12/2015 16h06
Aconteceu, ontem, o seminário sobre o trabalho profissional na educação. O evento foi promovido pelo setor de serviço social do campus

O setor de serviço social do campus Cabo Frio em conjunto com as estagiárias Ana Quele Bor Meira e Sandra Mara de Almeida, alunas do curso de serviço social da Universidade Federal Fluminense - UFF/PURO, promoveu, ontem, o seminário "trabalho profissional na educação: questões éticas, desafios e possibilidades". O seminário teve a participação dos servidores do câmpus e de alunos do curso de serviço social da UFF, e discutiu sobre os desafios do trabalho no cotidiano das pessoas, particularmente, no setor da educação.

Durante todo período da tarde foram apresentados reflexões sobre o tema e projetos educacionais  propostos por servidores do Instituto como: educando para a saúde, da assistente social do câmpus Itaperuna, Eloisa Rodrigues; e Ciência para todos, do professor do câmpus Cabo Frio, Flávio Dias, ambos com a participação de alunos bolsistas e voltados para a ampliação do conhecimento da comunidade como um todo. Também, aconteceu a apresentação do perfil dos estudantes do ensino médio integrado do câmpus Cabo Frio, onde foram apresentados os resultados   do projeto de intervenção profissional proposto pelas estagiárias do curso de serviço social da UFF/PURO, coordenado pelo assistente social do câmpus Lenon Araújo, com o objetivo de motivar o trabalho dos  profissionais  no câmpus e despertar uma reflexão sobre importância dessas avaliações no cotidiano institucional.

O coordenador do projeto, Lenon Araújo, ressalta que, particularmente, para a equipe multidisciplinar, os resultados foram muito relevantes: "porque poderemos direcionar melhor o trabalho para enfrentrar as questões que os dados apresentaram em alguns temas como: uso de drogas, preconceito na escola e sexualidade", conclui.

Para o diretor do câmpus Cabo Frio, Anderson Cortines, o resultado do perfil do alunado é uma avaliação de grande importância que colabora para uma maior compreensão de quem são e quais as expectativas com relação ao IFF. "Esses resultados servirão para orientar algumas das decisões que tomamos em torno da educação pública, por isso vamos divulgá-lo para todos os interessados em ampliar o desempenho do seu trabalho", ressalta Anderson.

(Publicado originalmente em 21/03/2013)