CAMPUS CABO FRIO

Eleições

"O período de transição e o início da gestão marcarão o momento de solidificar a união do campus, construindo canais para que todos os servidores e estudantes possam ser incluídos nas decisões a respeito de nossa organização e estrutura"

por Mônica Athayde Gonçalves publicado 24/11/2023 18h12, última modificação 24/11/2023 18h12
Entrevista com o candidato com o candidato a diretor-geral do Campus Cabo Frio, Thales Bittencourt.
O candidato a diretor geral, Thales Bittencourt

O candidato a diretor-geral do campus Cabo Frio, Thales Bittencourt, é professor de filosofia, ética e metodologia e atua  em todos os níveis de ensino.  O número da candidatura é 307.

As eleições para reitor do IFF e diretores-gerais dos campi acontecem em 6 de dezembro.

Portal IFF — O que o senhor vai fazer nos primeiros 100 dias do mandato?

Thales Bittencourt — O período de transição e o início da gestão marcarão o momento de solidificar a união do campus, construindo canais para que todos os servidores e estudantes possam ser incluídos nas decisões a respeito de nossa organização e estrutura. Como exemplo, vamos propor a implementação da nova política de assistência estudantil, a partir de audiências com a comunidade, e com especial destaque para a alimentação escolar.

Portal IFF - Quais áreas do campus precisam ter mais investimentos e como fazer?

Thales Bittencourt - Após vários anos sem orçamento para investimento, diversas áreas do campus encontram-se em necessidade de melhorias, reparos e renovação de mobiliário. Atender a estas demandas dos setores é prioritário para nossa gestão. Entretanto, consideramos como emergencial uma reorganização orçamentária para que seja viabilizada a alimentação estudantil adequada.

Portal IFF - Na sua gestão, o que vai mudar no ensino, pesquisa e extensão?

Thales Bittencourt - Nossa proposta é integrar estes três aspectos de nossa atuação, trazendo a pesquisa e extensão para a prática do ensino. Algumas de nossas propostas nesta área são a proposição aos colegiados a revisitação dos Planos Pedagógicos dos cursos que estão sem atualização há anos e possuir um setor de pesquisa e extensão capaz de coordenar a submissão e gestão de projetos e de ter êxito na obtenção de recursos através de editais.

Portal IFF - O que propõe para evitar a evasão escolar?

Thales Bittencourt - A permanência e o êxito de nossos estudantes será um objetivo constante de nossa gestão. Dentre as políticas que vamos implementar estão: ampliação da assistência estudantil; revisão dos horários dos cursos, bem como carga horária e quantidade de avaliações; melhor conexão com o mundo acadêmico e com o mundo do trabalho, proporcionando mais oportunidades de inserção acadêmica, estágio e emprego aos nossos estudantes; e ampliação da política de arte, cultura e esporte para todos os níveis de ensino.

Portal IFF - Quais as propostas para os servidores técnico-administrativos e professores?

Thales Bittencourt - Nossa visão para os servidores do campus é termos uma maior participação de todos na gestão do campus, construindo pontes e fortalecendo laços que são a base para a realização pessoal e profissional de todos os trabalhadores do campus. Nosso plano de gestão, que pode ser acessado através de nossa página no Instagram, compreende mais de 80 propostas para todas as áreas do campus, em especial para os servidores.

Portal IFF - Qual a sua visão sobre flexibilização e teletrabalho?

Thales Bittencourt - Ambos são ferramentas importantíssimas para o bom funcionamento da instituição e devem ser utilizadas pelos servidores para gerar maior eficiência e dinamismo nas suas relações de trabalho.