CAMPUS CAMPOS CENTRO

Histórico da Biblioteca

A Biblioteca da IFFluminense surgiu da implantação dos cursos técnicos, em 1966. Em 1991 foi dado a ela o nome de Anton Dakitsch, em homenagem ao professor suíço radicado no Brasil, por sua dedicação à escola onde trabalhou durante muitos anos como mestre de carpintaria, gráfica, além de outras habilidades. Neste mesmo período, a Biblioteca recebeu de seus familiares, como doação, todo o acervo do Prof. Dakitsch.

Buscando acompanhar os avanços tecnológicos e oferecer melhor atendimento, os serviços foram informatizados, além da participação da REDE BIBLIODATA/CALCO da Fundação Getúlio Vargas e, neste processo de melhoria, em fevereiro de 1999, o atendimento passou a ser realizado pelo sistema INFORMA.

A partir de junho de 1997, foi disponibilizada a home page da Biblioteca no site da então Escola Técnica Federal de Campos, com informações gerais sobre o setor e a oferta de serviços, além de links com os principais jornais e revistas nacionais e estrangeiros  e outras instituições.

Em2000, aconsulta ao acervo também passou a ser feita via Internet. A consulta aos itens do acervo pode ser feita por autor, título, assunto e editor na web ou nos terminais de computador existentes na biblioteca. A catalogação dos livros é feita pelo Sistema de Catalogação Anglo Americano (AACR2) e pela Classificação Decimal de Dewey (19a . a 22a . ed.).

Em dezembro de 2015, foi implementada a Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos (BDTA). Trata-se do acesso a trabalhos produzidos a partir de 2002 pelos alunos dos cursos técnicos, tecnológicos, graduação e pós-graduação. A ferramenta Busca no Repositório – simples ou avançada – facilita a pesquisa por termos, palavras chave, autor e data. A navegação pode ser feita por Comunidades e Coleções; data do documento; Autores; Títulos; Assuntos.  A BDTA teve como seus desenvolvedores profissionais da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (Reitoria) e Coordenação de Biblioteca (campus Campos Centro). O trabalho em texto completo é oferecido no formato em PDF.

Buscando aperfeiçoar seus serviços em 2017 foi implementado o software SOPHIA o que possibilitou, além da consulta ao acervo já oferecida, a renovação e reserva online de documentos. Uma outra novidade é a possibilidade de geração da ficha catalográfica pelo usuário no link http://cataloga.iff.edu.br/. A oferta de tutoriais para elaboração da ficha e  acesso a Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos também estão disponíveis de modo a contribuir para o acesso à informações.

A página da Biblioteca oferece ainda a facilidade de acessar links importantes para informações e pesquisa acadêmica: Portal do IFF, Acervo da Biblioteca do IFF, Portal de Periódicos CAPES; Bibliotecas Virtuais Temáticas; SciELO.

O acervo físico da Biblioteca Anton Dakisth oferece livros, além de outros tipos de materiais como: jornais, revistas, CD-ROMs, mapas, normas técnicas, entre outros.