CAMPUS
CAMPOS CENTRO
CURSOS DO CAMPUS CAMPOS CENTRO
CURSOS TÉCNICOS
Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
Nessa forma de oferta, os alunos cursam a formação técnica integrada ao Ensino Médio, no próprio IFFluminense.
Atua no projeto, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. Programa, opera e mantém sistemas automatizados respeitando normas técnicas e de segurança.
Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.
Instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.
Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registro que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.
Participa do desenvolvimento de projetos. Executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos. Realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.
Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
PROEJA
Nessa modalidade, os alunos cursam a formação técnica integrada ao Ensino Médio, no próprio IFFluminense.
Requisito da seleção: Ensino fundamental completo e 18 anos de idade ou mais.
Instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.
Cursos Técnicos Concomitantes
São destinados a quem tenha concluído ou esteja cursando o ensino médio em outra instituição de ensino.
Atua no projeto, execução e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. Programa, opera e mantém sistemas automatizados respeitando normas técnicas e de segurança.
Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.
Atua no planejamento e execução da implantação de estradas considerando normas técnicas e de segurança. Executa pontes, bueiros e viadutos. Realiza a fiscalização e manutenção de vias terrestres. Utiliza equipamentos de engenharia. Realiza a identificação de depósitos naturais de minério. Executa e analisa ensaios tecnológicos de materiais.
Atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.
Participa do desenvolvimento de projetos. Executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos. Realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.
Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registro que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.
Instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos. Executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.
Curso Técnico Subsequente
Nessa forma de oferta, o curso é desenvolvido para quem já tenha concluído o Ensino Médio.
O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional com visão sistêmica do seu papel em relação ao meio ambiente, saúde e segurança na sociedade.
Cursos Técnicos na Modalidade Educação a Distância
O Técnico em Eventos é o profissional com competências éticas, pessoais e profissionais que o tornam capaz de melhor compreender a si mesmo e ao mundo e que o habilitam à empregabilidade, ao empreendedorismo e ao exercício da cidadania, com respeito aos princípios da sustentabilidade.
Cursos de Graduação
Cursos de Bacharelado
Os cursos de bacharelado são destinados àqueles que já concluíram o Ensino Médio e têm duração mínima de quatro anos. Esses cursos conferem ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica ou profissional.
As funções básicas do Arquiteto Urbanista consistem em projetar edificações, planejar setores urbanos e regionais, organizar espaços para atender a funções específicas, controlar o andamento de projetos complementares à arquitetura e ao urbanismo. Sob o ponto de vista legal, compete ao Arquiteto Urbanista o exercício de todas as atividades referentes a projetos e acompanhamento de obras de edificações, conjuntos arquitetônicos entre outras.
O curso de Engenharia de Controle e Automação Industrial baseia-se numa formação multidisciplinar do aluno, possibilitando atuação do egresso nas mais diversas áreas da Indústria. O curso também se caracteriza por prover sólida formação em ciências básicas e de engenharia, pois, não obstante a rapidez com que se processa a evolução tecnológica, as tecnologias sempre se fundamentam nos princípios científicos básicos.
O curso de Engenharia de Computação tem o objetivo de formar engenheiros capazes de atuar em indústrias, projetos de computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. O engenheiro trabalhará na produção de novos equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores e também no desenvolvimento de produtos para telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia.
O Engenheiro Eletricista é um profissional de formação ampla, que atua na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em sua atuação, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantêm instalações elétricas e diversos sistemas elétricos.
O Bacharel em Sistemas de Informação poderá assumir as funções de Analista de Sistemas; Projetista de Sistemas; Programador; Gerente de Projetos de Sistemas de Informação; Gerente de Tecnologia da Informação; Consultor em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de Informação; Avaliar e selecionar metodologias, ferramentas e tecnologias presentes no estado da arte na área; Ser gerente de seu próprio negócio.
O Engenheiro Mecânico é um profissional com sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos, presente nos mais diversos ramos da indústria. Desenvolve atividades de concepção, projeto, construção e manutenção de máquinas e sistemas mecânicos em geral como também inspeção e gestão de equipamentos e processos industriais. Seu perfil lhe dá uma visão humanista, é proativo, cooperativo, ético e flexível.
O Curso Superior de Bacharelado em Design Gráfico, tem como objetivo geral a formação de profissionais capacitados para resoluções de problemas, no que tange a área de Design, buscando com isso, intervir na sociedade e no mercado com critérios de inovação, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo. Tendo como base a interdisciplinaridade, as relações entre o ensino, à pesquisa e a extensão, o curso também prioriza a adequação de suas características às realidades locais e regionais e a prospecção de novas práticas na área do curso.
Cursos de Licenciatura
Os cursos de licenciatura têm duração mínima de três anos e meio e tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar no magistério da educação básica.
A estrutura do curso fundamenta-se no diálogo imprescindível à garantia da unidade dos saberes que compõem a formação de docentes na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Além disso, pauta-se na compreensão do processo histórico de construção do conhecimento bem como o seu significado para sociedade, a partir do entendimento da ciência e da tecnologia enquanto atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural. A opção pela área específica das graduações possíveis (Ciências e Biologia, Ciências e Física ou Ciências e Química) é efetivada pelo cursista a partir do 4º. Período. O curso forma Licenciados aptos ao exercício da docência de Ciências do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e Biologia ou Física ou Química nos cursos de Nível Médio.
A concepção deste curso privilegia a produção do conhecimento científico com consciência e responsabilidade, tendo como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano em suas múltiplas expressões, através da dança, do jogo, do esporte, nas perspectivas de prevenção, da promoção, da proteção e da educação na saúde, da formação cultural, da educação motora, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas. Na perspectiva deste espaço da criação, o curso conta com: Complexo Esportivo que inclui quadras polivalentes, Ginásio de Esportes e piscina semiolímpica. Este complexo abriga uma sala de coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física, uma sala de professores, uma sala de fisioterapia, vestiários completos masculino e feminino entre outros. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.
A proposta da estrutura do curso de Licenciatura em Geografia se faz a partir do entendimento das competências e habilidades necessárias ao professor de Educação Básica (especialmente dos últimos anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio) no estudo da Geografia, daí terem as disciplinas, em todos os momentos (sala de aula, laboratórios ou atividades de campo), a preocupação com esta instrumentalização. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.
O curso visa à inserção do egresso no mundo do trabalho como profissional que, por apresentar múltiplas competências e habilidades, a partir do domínio e da reflexão crítica sobre os componentes curriculares do Curso, possa atuar no Ensino, na Pesquisa e na Extensão da Educação Básica e/ou Profissional, bem como nos estudos literários e na produção textual. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos Cursos de Nível Médio.
A estrutura do curso se faz a partir da compreensão do currículo como um Espaço da Criação, “uma atmosfera escolar onde todos deverão estar aprendendo o tempo todo” e participando da construção do conhecimento e da forma de sua apropriação didática. Na perspectiva deste espaço da criação, no Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAMAT) o professor em formação desenvolve atividades que o encaminham a vivenciar situações de sala de aula que possibilitarão a ênfase no trabalho de investigação de materiais instrucionais, concorrendo significativamente para o desenvolvimento da inteligência lógico-matemática dos alunos. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.
Na perspectiva de favorecer a formação de um professor de teatro, pautado nos saberes - finalidades, noções, conceitos - e no saber-fazer teatro - métodos, técnicas e procedimentos, os componentes curriculares são centrados no artístico-estético-pedagógico, ou seja, na formação de um professor capaz de possibilitar tanto uma aula sobre teatro quanto uma aula em teatro. As abordagens metodológicas são realizadas a partir dos jogos de improvisação, e a Pedagogia do Teatro/Teatro-Educação tende a investigar a complexidade da sua prática pedagógica no que tange a condições do processo do fazer teatral. As atividades teórico-práticas se desenvolvem em componentes curriculares denominados por Oficinas e Laboratórios de Ensino e Aprendizagem em Teatro (LEAT), espaços concretos para a interdisciplinaridade e os cruzamentos epistemológicos. Licenciados aptos ao exercício da docência do 6º. ao 9º. ano de escolaridade do Ensino Fundamental e nos cursos de Nível Médio.
Cursos de Tecnologia
Os cursos superiores de tecnologia são oferecidos para quem já concluiu o Ensino Médio. São graduações em que os egressos podem dar continuidade aos estudos, cursando pós-graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado). Essa modalidade tem como característica o estudo aprofundado de uma determinada área, por isso, os cursos têm uma carga horária menor em relação aos cursos de bacharelado e licenciatura, tendo a duração média de três anos.
O tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações atua desde a fonte de informação até o destino, passando pelo processamento – no transmissor e receptor – à transmissão. Assim, este profissional atua planejando, implantando e operando sistemas de telecomunicações. Processamento da informação, elementos constituintes das redes de telecomunicações e eletrônica, são fundamentais para o desempenho deste profissional, cujo campo de atuação inclui indústrias, empresas do setor de telefonia fixa e móvel, telemática, televisão aberta e por assinatura, internet, radiodifusão, radiotransmissão, dentre outros.
Cursos de Pós-Graduação
Lato Sensu
São direcionados à atuação profissional especializada e atualização de conhecimentos dos graduados no nível superior: bacharéis, licenciados ou tecnólogos. Têm carga horária mínima de 360 horas dedicadas as disciplinas e ao trabalho final do curso.
Capacitar profissionais das diversas áreas para o debate e atuação na arquitetura da cidade, contemplando requisitos tanto acadêmicos quanto profissionais, por meio de uma visão integrada de diversas áreas do conhecimento, bem como provê-los de ferramentas para concepção, planejamento, produção e gestão de espaços da cidade. Público Alvo: Profissional com nível superior nas áreas de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo, Paisagismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Direito, Ciências Sociais, Administração e demais áreas afins
O curso de Especialização em Docência no Século XXI foi aprovado, em 2011, com o objetivo de “Construir competências técnicas científicas para a docência no ensino superior e médio/ técnico, alicerçada em uma visão mais ampla, abrangente, reflexiva e integrada de sociedade”. Ao longo dos anos, o curso atendeu a diversos alunos, contribuindo para as suas qualificações e estimulando-os, em vários casos, a seguirem a trajetória acadêmica. (Veja texto completo na página do curso).
O curso de especialização em Educação, Ambiente e Sustentabilidade foi atualizado buscando consonância com as demandas profissionais e com as novas realidades sociais, educacionais e ambientais, com o objetivo de contribuir com a conservação do planeta e seus recursos para as futuras gerações, a partir de iniciativas sustentáveis. Em função da relevância, complexidade e dinamicidade das temáticas, a estrutura do curso foi elaborada visando refletir criticamente e atuar sobre questões ambientais a partir de conhecimentos teóricos-conceituais, metodológicos, práticos e aplicados à Educação e à Sustentabilidade.
O Curso de Especialização em Gestão, Design e Marketing visa capacitar gestores de empresas a desenvolver e lidar com os conceitos de design e marketing como diferencial competitivo para as organizações, assim como propiciar aos profissionais da área de Design e afins, conhecimentos relacionados à Gestão organizacional. Desenvolver redes de relacionamento e conhecimento de pessoas e organizações da área e afins. Estabelecer paradigmas relacionados ao desenvolvimento local através da capacitação de profissionais empreendedores na gestão da inovação dentro de suas áreas de atuação.
A pós-graduação lato sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade é um dos cursos pioneiros desse nível de ensino no IFFluminense. Fundado em 2004, o curso foi pensado como uma especialização que levasse os estudantes à reflexão teórica e à produção de pesquisas a respeito dos processos culturais, históricos e sociais, constitutivos de tradições locais e nacionais em contexto transnacional, materializados em objetos discursivos de diversas ordens, especialmente a produção literária, artística e jornalística, além de fontes históricas e documentais (Veja texto completo na página do curso).
O Curso de Especialização em Educação Básica e Saberes Pedagógicos na Contemporaneidade tem como objetivo promover o domínio crítico dos aspectos político-econômicos, pedagógicos e epistemológicos que marcam a Educação Básica na contemporaneidade; discutir os fundamentos teórico-práticos da docência na Educação Básica e debater questões atuais da Educação Básica à luz de referenciais teóricos críticos, visando a produção de conhecimento científico na área de educação.
Stricto Sensu
São voltados para a capacitação de profissionais mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Os cursos de mestrado têm duração de dois anos e os de doutorado têm duração de quatro anos.
Embora os sistemas computacionais representem o eixo integrador da proposta (área de concentração), o discente não necessariamente tem que atuar diretamente na área de Computação, já que ambas linhas possuem projetos tanto para ingressos com perfil de desenvolvedores de soluções aplicadas, como para aqueles com perfil de implantadores destas soluções, ambos com visões críticas. O curso identifica que as organizações produtivas possuem internamente duas vertentes onde os profissionais atuam: a gestão e a engenharia.
O programa proporciona formação em ensino e suas tecnologias aos profissionais que atuam na área de ensino, visando tanto à produção e experimentação de tecnologias quanto à realização de estudos que envolvem os recursos tecnológicos relacionados à formação docente. Como público-alvo, tem-se os portadores de diploma de Curso de Graduação, obtido em cursos reconhecidos por órgão competente do Ministério de Educação (MEC), que possuam interesse em aprofundar seus estudos na área de Ensino.